sábado, 5 de novembro de 2011

DALTONISMO ESPIRITUAL


Eu sou daltônico...
Ainda quando criança, descobri que eu vejo o mundo com outros olhos...
Mas tenha certeza que meu mundo é colorido!
Apenas vejo as cores com uma matiz diferente da sua...
Ao longo de minha vida confesso que, muitas vezes, me senti como um bicho no zoológico quando as pessoas chegam para mim e perguntam...
Você vê o mundo como?
Que cor é isso?
Que cor é aquilo?
Que cor eu sou?
Me senti quase que uma atração turística em muitos momentos.
Pensando sobre isso e refletindo sobre verdades espirituais percebi que, comparando, muitas pessoas podem ter uma visão do mundo espiritual de uma diferente da realidade, ou da verdade, e nem mesmo percebem.
Como seria o caso de um daltônico se não tivesse as demais pessoas para mostrar que, embora creia que vê as cores corretamente, está enganado.
Assim, desejo hoje propor uma reflexão baseada no daltonismo e espiritualidade.
Bem, mas vamos aos fatos.
O daltônico não vê diferença entre verde e vermelho predominantemente, embora existam daltônicos com dificuldades entre outras cores...
Semelhantemente, o perdido, o pecador, o que está no desvio espiritual, não vê diferenças entre luz e trevas.
E, portanto, tem sua visão espiritual prejudicada.
Não discerne o mundo espiritual.
E pior, aquele que está enganado, não enxerga a verdade sobre si próprio.
Da mesma maneira que o daltônico não percebe que enxerga diferente das outras pessoas.
Posso dizer, portanto, que comparando, o “daltônico” espiritual, segundo a Bíblia, tem dificuldades em discernir, pelo menos, a diferença entre as seguintes coisas:
Entre limpo e imundo.
Entre puro e impuro.
Entre justo e ímpio.
Entre luz e trevas.
Entre dia e noite.
Entre servir a Deus e ao maligno.
Entre o santo e o profano.
Mas deixe-me mostrar isso na Bíblia.
Vamos ver os textos que suportam o que estou dizendo:

1. Diferença entre limpos e imundos:

Levíticos 20:25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e os imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e não fareis abomináveis as vossas almas por causa de animais, ou de aves, ou de qualquer coisa de tudo de que está cheia a terra, as quais coisas apartei de vós como imundas.
João 13:10 Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos.

2. Diferença entre puros e impuros:

Ezequiel 22:26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam  as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.

3. Diferença entre justos e ímpios:

Malaquias 3:18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

4. Diferença entre luz e trevas:

Gênesis 1:4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
II Coríntios 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

5. Diferença entre dia e noite:

Gênesis 1:14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
I Timóteo 5:5 ... porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas;

6. Diferença entre servir a Deus e ao maligno:

II Crônicas 12:8 Todavia eles lhe serão servos, para que conheçam a diferença entre a minha servidão e a servidão dos reinos da terra.
I Coríntios 7:22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, servo é de Cristo.

7. Diferença entre o santo e o profano:

Levíticos 10:9 Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações 10 não somente para fazer separação entre o santo e o profano, e entre o imundo e o limpo, 11 mas também para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem dado por intermédio de Moisés.
Romanos 1:7 ... a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Talvez sua visão espiritual esteja lutando contra o daltonismo...
Espero que você possa, a partir de hoje, e sempre, ver tudo com clareza!
Ver as cores como são...
Enxergar o que Deus espera que você veja...

Hoje!

Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário