terça-feira, 22 de novembro de 2011

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, HOJE!


Sim, eu estive na Rua Azusa.
Esta foto é uma lembrança preciosa.
Foi uma grande alegria estar perto do endereço em que ocorreu um dos últimos e mais importantes derramamentos do Espírito Santo, já há mais de 100 anos.
A foto está meio fora de foco, mas, para mim, é uma bênção pois marca uma transformação ocorrida em minha vida, já se vão aí quase 20 anos.
Uma transformação da minha maneira de crer como deveria ser minha forma de relacionamento com o Espírito Santo de Deus nestes dias.
Não sei se você crê desta maneira, mas é a vontade de Deus para nós que nós tenhamos o Espírito Santo de uma forma transbordante.
Muitos dizem que se Deus quiser, lhes dará mais do Espírito Santo...
Outros, que nunca tiveram uma experiência com Ele, ao entender que, talvez, exista algo mais, dizem que não são contrários a terem uma experiência mais profunda... mas que, se Deus quiser, pode dar mais... vão receber... não vão recusar...
Entretanto, o próprio Jesus diz que nós devemos pedir!
A verdade é que muitos de nós temos sido roubados de uma vida mais profunda com Deus, ao sermos privados da informação, do ensino, da revelação bíblica, que o Espírito Santo de Deus nos é dado sem medida.
Sim, fomos todos selados com o Espírito Santo da promessa, nós que um dia nos arrependemos de nossos pecados, e reconhecemos a Jesus, O Cristo, como nosso único Senhor e Salvador.
Sim, o Espírito Santo é o penhor da nossa salvação...
Mas...
Ele pode e quer fazer algo mais em nossas vidas.
Mas, para isso, precisamos conhecê-lO...
A coisa fica tão confusa que muitos esquecem que Ele é Deus, Espírito!
Se analisarmos historicamente, veremos que Deus lidou diretamente com o povo de Israel no Velho Testamento, apontando a vinda de Jesus, O Cristo.
Que cumprida a plenitude dos tempos, Jesus veio, e esteve por aqui durante pouco mais de 33 anos... Para realizar a tremenda e maravilhosa obra de Salvação.
E que Ele, ao subir aos céus, deixou conosco o Espírito Santo para relacionar diretamente com a Igreja até que Jesus venha...
Portanto, vivemos a era do Espírito Santo de Deus agir...
E Ele revela Jesus!
A Jesus em quem Deus fez convergir TODAS as coisas...
Assim, se você tem uma formação um pouco mais tradicional, e não tem certeza de qual é o papel do Espírito Santo nos dias de hoje, permita-me ler alguns textos da Bíblia com você.
Textos que vão mostrar que, sim, existe algo mais que você precisa conhecer, e que nem todos nós fomos apresentados...

Primeiro, precisamos pedir!

Lucas 11:13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Ou seja, não é algo que você possa receber sem nem mesmo saber, ou “sem querer”, quase que “por engano”...não...
Não receberá sem crer.
É necessário que você busque... peça... queira... deseje...
Portanto, necessário é que haja fé de que esta é a vontade de Deus.
Se não cremos que é da vontade de Deus, ou que é bíblico, ou nem mesmo que é para os nossos dias, não receberemos nada...

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hebreus 11:6

Deus apenas dá coisas para aqueles que crêem que ele é um galardoador, ou presenteador...

O seu objetivo é nos dar PODER para sermos mais frutíferos no testemunho!

Concordo que muitos querem ter experiências com o Espírito Santo apenas para “entretenimento gospel”na igreja, em cultos apenas de manifestação de supostas experiências com o Espírito Santo...
Não é bem esta idéia...
Entretanto, também não podemos esquecer que quando o Espírito Santo se manifestou em Atos 2, todos os que viram as pessoas que foram visitadas pelo Espírito pensavam que elas estavam bêbadas... e eram apenas nove horas da manhã...
Portanto, não estavam no que se poderia considerar um culto com “decência e ordem”, mas sim, uma reunião em que as pessoas deveriam estar com seu comportamento normal “levemente” alterado... como veremos a seguir.

Atos 1:8 ... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Perseveravam juntos!
Receberam JUNTOS!

Se não tivessem perseverado, não receberiam...
Isso é importante...
Muitos querem receber o Espírito em uma única oração meio sem nem mesmo crer...
Há que se querer, e buscar.
Este primeiro grupo, de discípulos, e outros cristãos sérios e sinceros perseveraram em oração até que recebessem o Espírito Santo:
Recomendo que você leia o texto todo, mas, destacando pontos principais, veja a seguir:

Atos 2:1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

12 Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?

33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Atos 4:31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

O INFERNO TENTA CONFUNDIR E RIDICULARIZAR UMA MANIFESTAÇÃO DE DEUS POR QUE SABE QUE É DERROTADO PELO PODER DO ESPÍRITO EM NÓS.

E isso não é de hoje.
É desde sempre.
Satanás sempre quis imitar, roubar e se possível, ridicularizar o que vem de Deus.
Portanto, não se admire que ainda hoje, pessoas discutam manifestações de algo espiritual ridicularizando seus efeitos ou manifestações...
Principalmente os que nem mesmo conhecem o que estão criticando ou ridicularizando:

13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!

O Espírito Santo é dado por imposição de mãos, como sua forma principal

Atos 8:14 Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; 15 os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; 16 porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. 17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

Atos 19:1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. 3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. 4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. 5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.

Entretanto, pode também cair sobre todos ou muitos que estejam reunidos em um lugar durante uma reunião em que haja pregação da Palavra ou oração.

Atos 10:44 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; 46 pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.

Atos 2:1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Precisamos exercitar e desenvolver em todo o tempo!

Para Paulo, se você puder ler I Coríntios 14 atentamente, perceberá que, para ele, orar com o Espírito era orar em línguas, e orar, no nosso caso, em português, era orar com o entendimento.
A sua exortação foi de que deveríamos fazer ambas as coisas.
Orar nas duas formas.
Portanto, se você não ora em línguas, deveria buscar o Espírito Santo de uma maneira diferente da que tem feito até agora, por que esta é a vontade de Deus para sua vida...

I Coríntios 14:4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.

15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente. 16 E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes; 17 porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

Judas reforça este ensino de Paulo, ao ensinar que edificar a fé passa por orar no Espírito Santo, ou seja, orar em línguas:

Judas 20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo.

Paulo se refere à intercessão do Espírito Santo como, até mesmo, gemidos inexprimíveis:

Romanos 8: 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

E completa que devemos encher-nos do Espírito, depois que já o temos, falando com salmos, hinos e cânticos espirituais que, conforme ele mesmo ensinou em I Coríntios 14, são cânticos em línguas, que devem ocorrer simultaneamente com cânticos pelo entendimento!

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Concluindo, Paulo diz ainda que podemos orar em mais de uma língua.

NA VERDADE, DEVEMOS FALAR EM LÍNGUAS

I Coríntios 14:18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.

Bem meu querido...
Por mais de 30 anos de minha vida, eu não cria que esta experiência do Espírito Santo era para nossos dias.
Na verdade, pregava contra esta verdade bíblica.
Respeito, e muito, meus irmãos que não crêem como eu.
Mas... se você está vivendo um momento de dúvidas com respeito a este ensino, e procurando a verdade, espero que este texto possa ser bênção em sua vida.
Na verdade, fui mesmo compelido pelo Espírito Santo a tratar deste tema no BLOG.
Se quiser perguntar e saber mais, mande um email para mim.
Se você não concorda comigo, ou acha até mesmo que estou sendo herege, amém...
Fique na paz.
Respeito sua posição, e exorto a que continue servindo a Jesus de todo o coração.
Segundo a forma que você crê, comparando as escrituras com as escrituras...
E vivendo sua própria experiência com Deus, pela Palavra, e pelo Espírito.
Mas se você quer mais, conte comigo!
Pode entrar em contato.
Mas voltando...
Se estamos mesmo em Jesus, vamos juntos.
Podemos crer na predestinação ou no livre arbítrio.
Desde que a salvação seja no poderoso Nome de Jesus.
Podemos batizar por imersão ou por aspersão.
Desde que represente nossa morte e ressurreição com Ele.
Podemos crer no batismo no Espírito Santo para hoje, ou não mais...
Desde que preguemos o evangelho.
Podemos ainda, no contexto deste BLOG, crer que o arrebatamento é antes, no meio ou no fim da Grande Tribulação.
Desde que sejamos achados dignos de escapar de todas as coisas que virão...
O que não podemos é deixar de falar de Jesus.
Nem de aguardar Sua vinda, fazendo o melhor que podemos.
Vivendo o melhor que podemos...
E nem de observar os sinais!

SHALOM!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário