segunda-feira, 14 de novembro de 2011

LÓ OU BENAIA?


Cada um de nós escolhe seu caminho de vida.
Alguns começam bem, mas acabam mal.
Outros, começam mal, mas acabem bem.
A visão faz toda a diferença quanto ao rumo da vida de uma pessoa.
Seus pensamentos predominantes podem levar a serem inspirados por pessoas de sucesso, ou, se sua visão é pequena, mesmo em um ambiente estimulante podem naufragar.
Aponto aqui, dois personagens bíblicos.
Com trajetórias que, creio, vão inspirar sua vida.
Ló, e Benaia...

Ló era membro de uma família rica e influente.
Ló teve contato com a unção de Abraão.
Seu nome significa “véu ou cobertura”
Não conseguia ver...

Gênesis 11:31 Tomou Terá a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.

Ló teve contato com o chamado de Abraão:

Gênesis 12: 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Ló era tão rico como Abraão:

Gênesis 12:5 Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Gênesis 13:5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas. 6 E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos. Gênesis 13:7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. Gênesis 13:8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.

Ló tinha a idéia de ser pequeno (Zoar significa pequeno).
Essa era sua visão:

Gênesis 13:10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.

CONSEQUÊNCIAS:

Ló foi se enganando pelo caminho, com companhias erradas. Se envolveu em confusões.
Estava no lugar errado, na hora errada.

Gênesis 13:12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.
Gênesis 14: 11 E tomaram toda a fazenda de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e foram-se. 12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e a sua fazenda e foram-se.
Gênesis 14:16 Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.  (Aqui, vemos que embora Ló tenha perdido tudo o que tinha, pela Graça de Deus teve restituição de tudo... desta vez).

Ló foi protegido da destruição de Sodoma e Gomorra por ser justo. Mas perdeu tudo:

II Pedro 2:7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados.
Gênesis 19:1 Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. Gênesis 19:12  Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; Gênesis 19: 19 Eis que, agora, o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas não posso escapar no monte, pois que tenho medo que me apanhe este mal, e eu morra. 20 Eis, agora, aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva.
Gênesis 19:23  Saía o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.

Ló finalmente chegou onde queria. Zoar.
Pequeno.
Embora fosse justo, sua visão era equivocada.

1. Ló perdeu tudo. Mulher e bens.

Gênesis 19:26  E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.
Gênesis 19:29  Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.

2. Ló acabou em Zoar - Pequeno

Gênesis 19:30  Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.

3. Na verdade, foi parar em uma caverna, sem herdeiros abençoados.

Gênesis 19:36  E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai.



O Contraponto – A VIDA DE BENAIA


Benaia era filho de um sacerdote. Era pastor de ovelhas.
Benaia teve contato com a unção de Davi.
Seu nome significa Jeová tem edificado; construído.

I Crônicas 11:22 Benaia, filho de Joiada, era um corajoso soldado de Cabzeel, e realizou grandes feitos. Matou dois dos melhores guerreiros de Moabe e, num dia de neve, desceu ao fundo de uma cova e matou um leão. 23 Também matou um egípcio de dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. Embora o egípcio tivesse na mão uma lança parecida com uma lançadeira de tecelão, Benaia o enfrentou com um cajado. Arrancou a lança da mão do egípcio e com ela o matou. 24 Esses foram os grandes feitos de Benaia, filho de Joiada, que também foi famoso como os três principais guerreiros de Davi.  (Jaboseão, Eleazar e Abisai).25 Foi mais honrado do que qualquer dos Trinta, mas nunca igualou-se aos três. E Davi lhe deu o comando da sua guarda pessoal.

Benaia teve contato com a unção de Davi e seu chamado!
Todo Israel ouviu falar do que Davi tinha feito.
Benaia se inspirou em seus feitos, e se viu realizando os mesmos feitos.
Buscou aproximação com Davi e seus valentes, e por sua biografia, foi aceito e elevado para junto de Davi.

ESTA FOI A SUA VISÃO!

Provérbios 22:29: Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.

Benaia foi levado a relacionamentos certos. Cresceu.

I Reis 1:32 O rei Davi ordenou: “Chamem o sacerdote Zadoque, o profeta Natã e Benaia, filho de Joiada”. Quando eles chegaram à presença do rei, 33 ele os instruiu: “Levem os conselheiros do seu senhor com vocês, ponham o meu filho Salomão sobre a minha mula e levem-no a Giom. 34 Ali o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o ungirão rei sobre Israel. Nesse momento toquem a trombeta e gritem: Viva o rei Salomão! 35 Depois acompanhem-no, e ele virá assentar-se no meu trono e reinará em meu lugar. Eu o designei para governar Israel e Judá”. 36 Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: “Assim se fará! Que o SENHOR, o Deus do rei, meu senhor, o confirme. 37 Assim como o SENHOR esteve com o rei, meu senhor, também esteja ele com Salomão para que ele tenha um reinado ainda mais glorioso que o reinado de meu senhor, o rei Davi!”
I Crônicas 18:17 Benaia, filho de Joiada, comandava os queretitas e os peletitas; e os filhos do rei Davi eram seus principais oficiais.
I Crônicas 27:5 O terceiro comandante do exército, para o terceiro mês, foi Benaia, filho do sacerdote Joiada. Ele era chefe do batalhão da sua divisão de 24.000 homens. 6 Esse Benaia foi guerreiro, chefe dos Trinta. Seu filho Amizabade estava encarregado da sua divisão. (Filho adotivo de Benaia, pois seu nome significa o meu povo deu, ou o parente doou).

Benaia foi levado a se tornar peça importante na história de Israel, na sucessão de Davi, e no início do reinado de Salomão.
Caminho certo. Cada vez mais autoridade.
Eliminou a manipulação contrária ao Reino de Salomão

I Reis 2:25 E o rei Salomão deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este feriu e matou Adonias. (Adonias manipulou Bate Seba).

Tirou a culpa do sangue inocente da Família de Salomão.

I Reis 2:30 Então Benaia entrou na Tenda do SENHOR e disse a Joabe: “O rei lhe ordena que saia”. “Não”, respondeu ele, “Vou morrer aqui.” Benaia relatou ao rei a resposta de Joabe. 31 Então o rei ordenou a Benaia: “Faça o que ele diz. Mate-o e sepulte-o, e assim você retirará de mim e da minha família a culpa do sangue inocente que Joabe derramou”. 32 O SENHOR fará recair sobre a cabeça dele o sangue que derramou: ele atacou dois homens mais justos e melhores do que ele, sem o conhecimento de meu pai Davi, e os matou à espada. Os dois homens eram Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá. 33 Que o sangue deles recaia sobre a cabeça de Joabe e sobre a dos seus descendentes para sempre. “Mas que a paz do SENHOR esteja para sempre sobre Davi, sobre os seus descendentes, sobre a sua dinastia e sobre o seu trono”. 34 Então Benaia, filho de Joiada, atacou Joabe e o matou, e ele foi sepultado em sua casa no campo. 35 No lugar dele o rei nomeou Benaia, filho de Joiada, para o comando do exército, e o sacerdote Zadoque no lugar de Abiatar. 44 E acrescentou: No seu coração você sabe quanto você prejudicou o meu pai Davi. Agora o SENHOR faz recair sua maldade sobre a sua cabeça. 45 Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante o SENHOR para sempre.

Ajudou a estabelecer o Reino

I Reis 2:46 Então o rei deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este atacou Simei e o matou. Assim o reino ficou bem estabelecido nas mãos de Salomão.
I Reis1:1 E assim o rei Salomão tornou-se rei sobre todo o Israel.  2 Estes foram os seus principais assessores: Azarias, filho de Zadoque: o sacerdote; 3 Eliorefe e Aías, filhos de Sisa: secretários; Josafá, filho de Ailude: arquivista real; 4 Benaia, filho de Joiada: comandante do exército; Zadoque e Abiatar: sacerdotes;

Benaia se transformou em comandante do Exército de Salomão.
Alcançou um lugar de Glória e Honra.
Responsável pela implantação e confirmação do Reino!

Entendeu meu ponto hoje?
Pergunto...
Você está escondido hoje?
Se você for um Benaia pode ser uma grande bênção nas mãos de Deus e fazer história...
Pode ser que seus feitos ainda são desconhecidos de muitos, mas Deus o conhece, e pode fazer com que você seja uma grande inspiração na vida de muitos...
Não seja como Ló.
Não queira ser pequeno.
Não perca o que tem.
Não acabe sua vida mal.
Para onde você quer ir com a sua vida?
Sua visão afeta suas decisões, que estabelecem seu caminho.
Levante-se para fazer a diferença, hoje!

Deus o abençoe,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário