segunda-feira, 1 de julho de 2013

A COPA É NOSSA... (É MESMO?)...


Mais uma vez a discussão se acendeu neste final de semana...
Sempre que um evento esportivo importantíssimo acontece ou um capítulo final de novela ocorre em um exato horário de culto de domingo, ou quarta feira ou outro evento da igreja, a polêmica se estabelece.
Os “mais santos” contra os “mais carnais”...
Os “religiosos” ou os que entendem realmente a expressão da “graça”...
Graça esta, tão em moda quando o assunto é liberdade cristã, porém tão excluída quando o tema é salvação para muitos.
Bem, quero contribuir para o debate...
Ou para a avaliação daqueles que, sinceramente, ficam em conflito diante de situações como esta, até por que no ano que vem teremos a Copa do Mundo aqui...
E até lá, novelas terão seus capítulos decisivos...
E tantos eventos “importantíssimos” como finais de campeonatos, corridas de Fórmula Um, e depois Olimpíadas,  tudo o mais...
Bem, teremos SEMPRE muitas situações que vão levar as pessoas sérias a conflitos interiores...
Vou ao culto?
Falto no culto?
É pecado faltar no culto?
É lícito ficar em casa?
A meu ver, penso que  Apóstolo Paulo escreveu um texto que nos ajuda, creio, na sua primeira carta aos Coríntios, capítulo 6, verso 12:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas; mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas".

Este texto normalmente é usado em sua primeira parte.
Todas as coisas me são lícitas!
E sim, é verdade.
Outros dizem... “eu sou livre”...
E isso também é verdade.
Mas eu penso, para ajudar neste debate na segunda parte.
“Eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”...
Minha forma de entender LIBERDADE é simples.
Sim, você é livre para NÃO IR PARA A IGREJA quando algum destes eventos ocorre...
Desde que, em algum momento, de forma proporcional e clara, você seja livre para NÃO FICAR EM CASA e ir para a igreja.
SE você é SEMPRE livre para NÃO IR, desculpe-me, MAS VOCÊ É UM ESCRAVO.
Escravo da novela, do futebol, do compromisso qualquer que seja,...
E tão escravo como quem não consegue parar de beber, de fumar, de se drogar, de se prostituir, e qualquer outro tipo de prisão que conhecemos.
Você só é livre para não ir, se você é livre para ir.
Pense nisso...
(E seja sincero... sua vida mudou alguma coisa por que o Brasil foi campeão ontem?)

Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

PS - Ontem exerci minha liberdade indo ao culto na minha igreja...

Um comentário:

  1. Muito bom concordo plenamente, as vezes perdemos o nosso tempo com coisas que não edificam e nem contribuem para a obra do senhor,pois devíamos estar preocupados em fazer o vontade do Pai e não a nossa que é tão tendenciosa para as coisas desse mundo, e se não vigiarmos perderemos o foco.O jogo não é o problema em si e sim o fato de que as coisas de Deus devem estar em primeiro lugar.

    ResponderExcluir