sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O DIVÓRCIO E A BÍBLIA

Uma questão que tem sido um grande tabu no meio evangélico, diz respeito à separação, divórcio e um novo casamento.

Claro que Deus detesta o divórcio. Isso é bíblico.
Claro está que Ele é um Deus de restituição, restauração, perdão.
Entretanto, é inegável que o divórcio está entre nós, está nas nossas igrejas, está nas nossas famílias. Cada vez mais perto.
No meu caso, passou pela minha própria vida.
Mas... pior do que passar pelo divórcio está na vida das pessoas divorciadas, na igreja local, no “Day after” do divórcio.
Muitos pastores e líderes não sabem lidar com as pessoas que passam pela dor do divórcio. Muitos não querem nem saber como lidar com isso.
E... muitos ensinam erradamente, por que crêem erradamente segundo meu entendimento que, biblicamente, uma pessoa que passou por um divórcio não pode se casar novamente. Por que Jesus teria ensinado que quem casar com outra pessoa após divorciada, comete adultério.
Quero aqui apresentar um texto para reflexão.
Tenho certeza que é um conteúdo polêmico, mas, pensando naqueles que precisam ver uma luz na Palavra de Deus para suas vidas, e pensando naqueles que, sinceramente desejam cuidar daqueles que precisam de ajuda, decidi ousar publicar este conteúdo.
Durante muito tempo nas reuniões do Vinho Novo, nas noites de quinta feira aqui na igreja, tratamos deste conteúdo.
Mais do que nunca, ao publicar este texto, quero deixar claro, PARA TODO E QUALQUER FIM, que, embora MUITOS na igreja concordem comigo, este texto reflete apenas a minha opinião e da minha esposa, e NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DA MINHA IGREJA, NEM DA EQUIPE PASTORAL, NEM DO APÓSTOLO ARLES.

Bem, vamos começar com os textos:
No texto de Mateus 5, texto clássico usado neste contexto, precisamos inicialmente considerar que Jesus não estava ensinando sobre casamento, divórcio, ou algo parecido.
Ele estava ensinando sobre os princípios do Reino.
E, portanto, estava estabelecendo os princípios de “justiça” que dão acesso ao Reino conforme verso 20. Portanto, todos o ensino apresentado por Ele, estava na linha desta visão.
Inclusive, na ênfase beirando o “exagero” como uma figura de linguagem, quando Jesus propõe que olhos e mãos sejam arrancados no verso 29 e 30, ou seja, sofra o prejuízo, mas pratique atos de justiça...
Assim, é neste contexto que ele diz que alguém, ao repudiar a sua mulher, DÊ-LHE carta de Divórcio; sofra o prejuízo, mas libere sua mulher.
Isto fica no contexto de dar a outra face, dar a capa e a espada, andar a segunda milha. Sempre no sentido de liberar a pessoa, conforme o contexto da pregação.
Mas SEMPRE mantendo o espírito do texto original dado a Moisés, agora interpretado por Jesus, e aprofundado. “Ouvistes o que foi dito... mas eu vos digo”... Observe comigo:

Mateus 5:1 Vendo Jesus às multidões, subiu ao monte, e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; 2 e ele passou a ensiná-los, dizendo: 3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. 4 Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. 6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus. 9 Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. 11 Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. 12 Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. 13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; 15 nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. 16 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. 17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. 18 Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. 19 Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. 21 Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. 22 Eu, porém, vos digo que todo aquele que sem motivo se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento; e quem proferir um insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: Tolo, estará sujeito ao inferno de fogo. 23 Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta. 25 Entra em acordo sem demora com o teu adversário, enquanto estás com ele a caminho, para que o adversário não te entregue ao juiz, o juiz, ao oficial de justiça, e sejas recolhido à prisão. 26 Em verdade te digo que não sairás dali, enquanto não pagares o último centavo. 27 Ouvistes que foi dito: Não adulterarás (3). 28 Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou (3) com ela. 29 Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. 30 E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno. 31 Também foi dito: Aquele que repudiar (2) sua mulher, dê-lhe carta de divórcio (1).

Há uma diferença conceitual nos termos no grego original entre: “quem repudiar” E dê “carta de divórcio”.
São duas palavras diferentes no original, com pesos diferentes, conforme as notas de comentário Strong. Aproveitando aqui, se você tem acesso à internet, e lê inglês, consulte as notas diretamente.
Elas aparecem associadas com a Bíblia na tradução King James.
Se não, eu apresento copiadas nos textos abaixo, em todas as citações do grego e hebraico, as notas Strong, traduzidas por mim para o português.
Se você prestar atenção, eu numerei as palavras de 1 a 3 no texto a cima, e vou repetir em todos os textos abaixo, para que você possa, em seguida, comparar o significado do texto original comigo.
Vamos aos textos:

(1) DIVÓRCIO: G647 A PALAVRA GREGA É ἀποστάσιον apostasion (ap-os-tas'-ee-on).
Neutro de um (presumido) adjetivo derivando de G868 (outra nota do autor); propriamente algo que separa, ou seja, (especificamente) divórcio: - (carta de) divórcio.
(2) REPÚDIO G630 A PALAVRA GREGA É ἀπολύω apoluō (ap-ol-oo'-o). De outras notas do autor G575 e G3089; livremente encher, ou seja, (literalmente) aliviar, liberar, soltar, despedir (reflexivamente despedir-se), ou (figurativamente) deixar morrer, perdoar, ou (especificamente) divorciar: - (deixar) partir, despedir, divorciar, perdoar, deixar ir, soltar, liberar, por (enviar para) longe, libertar, por em liberdade.

32 Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar (2) sua mulher, exceto em caso de relações sexuais ilícitas, a expõe a tornar-se adúltera (3); e aquele que casar com a repudiada comete adultério (3).

Aqui o texto ooé claro... Se ela é repudiada por relações sexuais ilícitas, é uma adúltera, e, portanto sujeita a apedrejamento. Entretanto, o que a repudia (não o que dá carta de divórcio) a “expõe a tornar-se adúltera”, posto que sem a Carta, ela seria dispensada de sua vida de casada, sem recursos e sem um documento que a restituísse a um estado civil digno de poder casar novamente.
E, adicionalmente, neste caso, é claro que, quem casa com ela, comete adultério. Mas APENAS E TÃO SOMENTE por que esta mulher não está desembaraçada para um novo casamento, pois é apenas repudiada.
Aqui no Brasil, para melhor compreensão, é ocaso de uma mulher ou homem que está apenas separado, sem a averbação de sentença de divórcio.
Esta pessoa não pode casar novamente pela lei do nosso país.
Ainda está ligado (a) ao cônjuge anterior. Era exatamente o que acontecia com a mulher repudiada.
Aliás, aproveitando este texto, é interessante notar que Jesus usa uma mesma palavra para adultério, tanto quando a mulher é exposta a tornar-se adúltera ao casar novamente quando apenas repudiada, quanto no momento em que Ele condena o homem que olha para uma mulher com desejo impuro no coração.
Entretanto, vemos que em nossas igrejas NUNCA este mesmo peso é dado quando a questão é analisar se uma pessoa pode casar de novo. Nunca se compara uma pessoa supostamente adúltera nesta situação de repúdio com quem que olha para uma mulher com olhar impuro, embora Jesus trate ambas de igual forma.
Segundo Seu ensino, devemos que tratar com o mesmo peso tanto o que olha para as mulheres, como a forma com que tratamos a ira em nossos corações.
Convenhamos, esta ênfase não tem sido dada quando este assunto é tratado.
A palavra que Jesus usou em ambos os casos é a que segue no original:
(3) ADULTERAR G3431 - A PALAVRA GREGA É μοιχεύω moicheuō (moy-khyoo'-o). Derivada de G3432; cometer adultério.
(3) A PALAVRA GREGA ORIGINAL EM G3432 É μοιχός moichos (moy-khos'). Possivelmente uma palavra primária; um (macho) amante; figurativamente apostatar: - adúltero.

33 Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos. 34 Eu, porém, vos digo: de modo algum jureis; nem pelo céu, por ser o trono de Deus; 35 nem pela terra, por ser estrado de seus pés; nem por Jerusalém, por ser cidade do grande Rei; 36 nem jures pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. 37 Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. 38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, dente por dente. 39 Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; 40 e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. 41 Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. 42 Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes. 43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; 45 para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste, porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos. 46 Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? 47 E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também o mesmo? 48 Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.

Vamos ver a seguir outra situação.
Jesus NÃO estava ensinando sobre casamento, divórcio, nada neste contexto.
Na verdade, os fariseus O EXPERIMENTAVAM. Lembre comigo: todas as vezes que eles se achegaram com este desejo, a sua idéia era a de criarem uma armadilha para ver se pegavam Jesus em alguma contradição. Em algum engano.
Entretanto para desespero deles, Jesus sempre os confrontou e derrotou.
E sempre subia o tom nas suas respostas.

Mateus 19: 3 Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar (2) a sua mulher por qualquer motivo?

(2) REPÚDIO G630 A PALAVRA GREGA É ἀπολύω apoluō (ap-ol-oo'-o). De outras notas do autor G575 e G3089; livremente encher, ou seja, (literalmente) aliviar, liberar, soltar, despedir (reflexivamente despedir-se), ou (figurativamente) deixar morrer, perdoar, ou (especificamente) divorciar: - (deixar) partir, despedir, divorciar, perdoar, deixar ir, soltar, liberar, por (enviar para) longe, libertar, por em liberdade.

4 Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher 5 e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? 6 De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. 7 Replicaram-lhe: Por que mandou, então, Moisés dar carta de divórcio (1) e repudiar (2)?

Novamente, uma diferenciação feita por Jesus entre repúdio e divórcio. E uma admoestação para que não houvesse a separação. Eles então acrescentaram questão da carta de Divórcio.

(1) DIVÓRCIO: G647 A PALAVRA GREGA É ἀποστάσιον apostasion (ap-os-tas'-ee-on). Neutro de um (presumido) adjetivo derivando de G868 (outra nota do autor); propriamente algo que separa, ou seja, (especificamente) divórcio: - (carta de) divórcio.
(2) REPÚDIO G630 A PALAVRA GREGA É ἀπολύω apoluō (ap-ol-oo'-o). De outras notas do autor G575 e G3089; livremente encher, ou seja, (literalmente) aliviar, liberar, soltar, despedir (reflexivamente despedir-se), ou (figurativamente) deixar morrer, perdoar, ou (especificamente) divorciar: - (deixar) partir, despedir, divorciar, perdoar, deixar ir, soltar, liberar, por (enviar para) longe, libertar, por em liberdade.

8 Respondeu-lhes Jesus: Por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos permitiu repudiar (1) vossa mulher; entretanto, não foi assim desde o princípio. 9 Eu, porém, vos digo: quem repudiar (1)

Aqui, novamente, Jesus vai tratar de que quem casa com a repudiada comete adultério como vimos no texto anterior de Mateus. A repudiada não tem seu estado civil adequado para ter um novo casamento. Isto está claro no texto de Moisés, que vamos ver logo mais, em que a mulher que recebeu carta de Divórcio casou novamente não foi condenada como adúltera, segundo preceito da Lei.

sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério e o que casar com a repudiada comete adultério. 10 Disseram-lhe os discípulos: Se essa é a condição do homem relativamente à sua mulher, não convém casar. 11 Jesus, porém, lhes respondeu: Nem todos são aptos para receber este conceito, mas apenas aqueles a quem é dado. 12 Porque há eunucos de nascença; há outros a quem os homens fizeram tais; e há outros que a si mesmos se fizeram eunucos, por causa do reino dos céus. Quem é apto para o admitir admita.

Veja algo ainda mais profundo!
No texto abaixo, Jesus trouxe a mulher para um papel na sociedade, de cidadania, a partir desta declaração.
Ele dá a mulher o direito dela repudiar seu marido!
Jesus equiparou homens e mulheres na questão!

Marcos 10:1 Levantando-se Jesus, foi dali para o território da Judéia, além do Jordão. E outra vez as multidões se reuniram junto a ele, e, de novo, ele as ensinava, segundo o seu costume. 2 E, aproximando-se alguns fariseus, o experimentaram, perguntando-lhe: É lícito ao marido repudiar sua mulher? 3 Ele lhes respondeu: Que vos ordenou Moisés? 4 Tornaram eles: Moisés permitiu lavrar carta de divórcio e repudiar. 5 Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; 6 porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. 7 Por isso, deixará o homem a seu pai e mãe e unir-se-á a sua mulher, 8 e, com sua mulher, serão os dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. 9 Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. 10 Em casa, voltaram os discípulos a interrogá-lo sobre este assunto. 11 E ele lhes disse: Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério contra aquela. 12 E, se ela repudiar seu marido e casar com outro, comete adultério.

E novamente, ele vai declarar que o principal problema não é o divórcio ou o novo casamento. O problema é a dureza de coração! Sem isso, não existiria o divórcio. Portanto o coração é o fato gerador do divórcio. É a verdadeira causa. É o verdadeiro problema a ser enfrentado.
Como eu tenho mostrado até aqui, o real sentido do ensino de Jesus é que ele não estava, em nenhum destes textos ensinando sobre casamento, divórcio, sexo ou algo parecido
Para complicar mais você vai ver que no texto que vamos ler agora de Lucas 16, JESUS ESTAVA FALANDO SOBRE DINHEIRO!
Aqui vai ficar mais claro ainda que a grande questão acerca do real motivo dos questionamentos a Jesus acerca de Repúdio ou Divórcio.
O verdadeiro motivo é que eles NÃO QUERIAM DAR CARTA DE DIVÓRCIO POR QUE TINHAM QUE PAGAR.
Veja o texto a seguir:

Lucas16:1Disse Jesus também aos discípulos: Havia um homem rico que tinha um administrador; e este lhe foi denunciado como quem estava a defraudar os seus bens. 2Então, mandando-o chamar, lhe disse: Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, porque já não podes mais continuar nela. 3 Disse o administrador consigo mesmo: Que farei, pois o meu senhor me tira a administração? Trabalhar na terra não posso; também de mendigar tenho vergonha. 4 Eu sei o que farei, para que, quando for demitido da administração, me recebam em suas casas. 5 Tendo chamado cada um dos devedores do seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu patrão?6 Respondeu ele: Cem cados de azeite. Então, disse: Toma a tua conta, assenta-te depressa e escreve cinqüenta. 7Depois, perguntou a outro: Tu, quanto deves? Respondeu ele: Cem coros de trigo. Disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta. 8 E elogiou o senhor o administrador infiel porque se houvera atiladamente, porque os filhos do mundo são mais hábeis na sua própria geração do que os filhos da luz. 9 E eu vos recomendo: das riquezas de origem iníqua fazei amigos; para que, quando aquelas vos faltarem, esses amigos vos recebam nos tabernáculos eternos. 10 Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. 11 Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza?12 Se não vos tornastes fiéis na aplicação do alheio, quem vos dará o que é vosso?13 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. 14 Os fariseus, que eram avarentos, ouviam tudo isto e o ridiculizavam. 15 Mas Jesus lhes disse: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece o vosso coração; pois aquilo que é elevado entre homens é abominação diante de Deus. 16 A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele. 17 E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei. 18 Quem repudiar sua mulher e casar com outra comete adultério; e aquele que casa com a mulher repudiada pelo marido também comete adultério. 19 Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente...

Como acabamos de ver, todo o contexto aqui é relativo ao AMOR AO DINHEIRO! A questão NUNCA foi relativa ao Divórcio, por que no Divórcio, era pago o devido à mulher segundo a Lei, como vamos ver a seguir.
A questão era o Repúdio, por que, neste caso, pelo amor ao dinheiro, às riquezas, os judeus NÃO pagavam o que era devido à sua mulher para mandá-la embora.
Esta era a verdadeira motivação do coração dos judeus ao questionarem a Jesus.
Agora, vamos analisar o texto de Moisés que é citado nas discussões apresentadas!
Vimos que para encerrar um casamento, o certo seria dar “carta de Divórcio”.
Conforme vamos ver no texto a seguir, “Despedir a mulher” é dar para a mulher o recurso adequado para que ela saia de seu vínculo anterior, e inicie uma nova vida.
Não há nenhuma consideração de Moisés de que uma mulher ao sair do casamento torne-se adúltera se casar novamente.
VOU REPETIR. NÃO HÁ QUALQUER INFORMAÇÃO DE QUE UMA MULHER, AO SAIR DE UM CASAMENTO, E SE CASAR NOVAMENTE, SEJA CONSIDERADA ADÚLTERA NO TEXTO DA LEI DADA POR DEUS A MOISÉS!
Aliás, contrariando o ensino dado por muitas pessoas sérias e sinceras, o que há é uma admoestação contrária, de que o que é ABOMINAÇÃO AO SENHOR, é o fato de a mulher voltar para o primeiro marido após ter sido casada com outro!
Veja:

Deuteronômio 24: 1 Se um homem tomar uma mulher e se casar com ela, e se ela não for agradável aos seus olhos, por ter ele achado coisa indecente nela, e se ele lhe lavrar um termo de divórcio (1), e lho der na mão, e a despedir de casa; 2 e se ela, saindo da sua casa, for e se casar com outro homem; 3 e se este a aborrecer, e lhe lavrar termo de divórcio (1), e lho der na mão, e a despedir da sua casa ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, 4 então, seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a desposá-la para que seja sua mulher, depois que foi contaminada, pois é abominação perante o SENHOR; assim, não farás pecar a terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.

(1) DIVÓRCIO H3748 A PALAVRA HEBRAICA É כּריתוּ kerîythûth (ker-ee-thooth'). De H3772; um corte (do laço de matrimônio), ou seja, divorciar: - divórcio.

Avalie comigo: Se a mulher se tornasse adúltera ao se casar novamente, pela lei da época seria apedrejada junto com o homem que se casasse e deitasse com ela para consumar o casamento pela relação sexual.

Levíticos 20:10 Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.

Portanto, NEM A LEI DADA POR DEUS A MOISÉS CONSIDERAVA QUE UMA MULHER DIVORCIADA TORNAVA-SE ADÚLTERA AO CASAR NOVAMENTE.
NEM O HOMEM QUE CASASSE COM ELA!
Veja outro texto comigo.
Aqui, o Profeta Jeremias trás o mesmo princípio, mas usa outra palavra, falando com relação à repudiada. Ou seja, nem mesmo a repudiada, que não recebeu carta de Divórcio, PODE voltar ao primeiro marido.

Jeremias 3:1 Se um homem repudiar (1) sua mulher, e ela o deixar e tomar outro marido, porventura, aquele tornará a ela? Não se poluiria com isso de todo aquela terra? Ora, tu te prostituíste com muitos amantes; mas, ainda assim, torna para mim, diz o SENHOR.

(1) REPÚDIO H7971 A PALAVRA HEBRAICA É שׁלח shâlach (shaw-lakh'). Uma raíz primitiva; mandar embora, para fora (em grande variedade de aplicações): - compromisso, trazer (no caminho), expulsar, conduzir, perdoar, desistir, abandoner, deixar ir (embora, perder), empurrar para fora, por (longe, fora), mandadr (embora, para fora), deixar, semear, lançar, esticar (fora).

Até mesmo o Senhor decidiu dar Carta de Divórcio a Israel por causa do seu adultério! A palavra usada é a mesma usada por Moisés. Isso é claro, por que se Deus manda dar carta de divórcio e não repudiar, não poderia Ele, perfeito em Todos os Seus Caminhos, fazer algo diferente.
Veja que a palavra usada por Deus não é a mesma usada para repúdio em Jeremias, mas a mesma de divórcio usada por Moisés...

Jeremias 3:8 Quando, por causa de tudo isto, por ter cometido adultério, eu despedi a pérfida Israel e lhe dei carta de divórcio, (1) vi que a falsa Judá, sua irmã, não temeu; mas ela mesma se foi e se deu à prostituição.

(1) DIVÓRCIO H3748 A PALAVRA HEBRAICA É כּריתוּ kerîythûth (ker-ee-thooth'). De H3772; um corte (do laço de matrimônio), ou seja, divorciar: - divórcio.

Nem mesmo o famoso trecho conhecido e usado por todos de que Deus odeia o divórcio foi traduzido correto.
Deus não usou a palavra que Ele deu a Moisés na Lei acerca de divórcio como vimos acima. Na verdade, a palavra que ele usou foi o REPÚDIO! Isto ocorre pelo fato de que quem repudia, deixa a mulher em uma situação exposta.
O que Deus deseja é que se dê carta de Divórcio, pois foi este o termo que o SENHOR usou para despedir Israel.
DEUS NÃO SUPORTA O REPÚDIO.
Aliás, no contexto de Malaquias, Deus não suporta quem quebra a palavra, compromisso, voto, aliança. Qualquer que seja. Incluindo aqui, e principalmente, a aliança do casamento.

Malaquias 2:16 Ainda fazeis isto: cobris o altar do SENHOR de lágrimas, de choro e de gemidos, de sorte que ele já não olha para a oferta, nem a aceita com prazer da vossa mão. 14 E perguntais: Por quê? Porque o SENHOR foi testemunha da aliança entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira e a mulher da tua aliança. 15 Não fez o SENHOR um, mesmo que havendo nele um pouco de espírito? E por que somente um? Ele buscava a descendência que prometera. Portanto, cuidai de vós mesmos, e ninguém seja infiel para com a mulher da sua mocidade. 16 Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o repúdio (1) e também aquele que cobre de violência as suas vestes, diz o SENHOR dos Exércitos; portanto, cuidai de vós mesmos e não sejais infiéis.

(1) REPÚDIO H7971 A PALAVRA HEBRAICA É שׁלח shâlach (shaw-lakh'). Uma raíz primitiva; mandar embora, para fora (em grande variedade de aplicações): - compromisso, trazer (no caminho), expulsar, conduzir, perdoar, desistir, abandoner, deixar ir (embora, perder), empurrar para fora, por (longe, fora), mandadr (embora, para fora), deixar, semear, lançar, esticar (fora).

Veja que, nesta tradução que estou usando, a palavra corretamente foi traduzida para repúdio e não divórcio, ao falar sobre o que Deus detesta.
Vamos analisar agora o texto do Apóstolo Paulo.
A admoestação dada por ele é NÃO SE SEPARE.
SE, porém, houver a separação, que se reconciliem. Mas veja que, neste caso, não houve um outro relacionamento intermediário, ou, pelo menos, Paulo não faz referência a isso.
Como Paulo conhecia perfeitamente a Lei, ele não cairia neste erro.
Assim, sua admoestação é que NÃO SE SEPAREM.
ENCONTREM UM LUGAR DE RECONCILIAÇÃO!

I Coríntios 7:10 Ora, aos casados, ordeno, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se separe (1) do marido 11 (se, porém, ela vier a separar-se (1), que não se case ou que se reconcilie com seu marido); e que o marido não se aparte (2) de sua mulher.

(1) SEPARAR G5563 A PALAVRA GREGA É χωρίζω chōrizō (kho-rid'-zo). De G5561; estabelecer um espaço entre, ou seja, partir; reflexivamente, ir embora: - partir, separar.
(2) APARTAR G863 A PALAVRA GREGA É ἀφίημι aphiēmi (af-ee'-ay-mee). De G575 e ἵημι hiēmi (mandar; uma forma intensa de εἶμι eimi (partir); mandar emborar, em várias aplicações: -clamar, perdoar, deixars de lado, liberar, deixar (só, estar, ir, omitir, por (mandar) embora, sofrer, gritar.

Temos na Bíblia ainda o texto de Isaías, que nos deixa a impressão de que Deus considerou que havia repudiado Israel em um momento de indignação. Na verdade, a palavra traduzida como repudiada é uma palavra diferente da usada em Malaquias e em Jeremias, por que Deus não poderia repudiar Israel, por que isto seria contrário ao Seu caráter, pois Ele detesta o repúdio. Portanto, a meu ver, não foi a melhor palavra para expressar o que Deus estava dizendo aqui:

Isaías 54: 4 Não temas, porque não serás envergonhada; não te envergonhes, porque não sofrerás humilhação; pois te esquecerás da vergonha da tua mocidade e não mais te lembrarás do opróbrio da tua viuvez. 5 Porque o teu Criador é o teu marido; o SENHOR dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra. 6 Porque o SENHOR te chamou como a mulher desamparada e de espírito abatido; como a mulher da mocidade, que fora repudiada (1), diz o teu Deus. 7 Por breve momento te deixei, mas com grandes misericórdias torno a acolher-te; 8 num ímpeto de indignação, escondi de ti a minha face por um momento; mas com misericórdia eterna me compadeço de ti, diz o SENHOR, o teu Redentor. 9 Porque isto é para mim como as águas de Noé; pois jurei que as águas de Noé não mais inundariam a terra, e assim jurei que não mais me iraria contra ti, nem te repreenderia.

(1) REPUDIADA H3988 A PALAVRA HEBRAICA É מאס mâ'as (maw-as'). Uma raíz primitiva; vaiar, menospresar; também (intransitivo) desaparecer: - abominar, detestar, expulsar (de), desprezar, não fazer caso de, desdenhar, recusar, rejeitar, reprovar.

Por último, vemos aqui, outros textos de ressalvas às REPUDIADAS, a partir de outra palavra, não usada nos textos que vimos até agora:

Levítico 21:7 Não tomarão mulher prostituta ou desonrada, nem tomarão mulher repudiada (1) de seu marido, pois o sacerdote é santo a seu Deus.


Levítico 21:14 Viúva, ou repudiada (1), ou desonrada, ou prostituta, estas não tomará, mas virgem do seu povo tomará por mulher.


Levítico 22:13 Mas, se a filha do sacerdote for viúva ou repudiada (1), e não tiver filhos, e se houver tornado à casa de seu pai, como na sua mocidade, do pão de seu pai comerá; mas nenhum estrangeiro comerá dele.


Ezequiel 44:22 Não se casarão nem com viúva nem com repudiada (1) mas tomarão virgens da linhagem da casa de Israel ou viúva que o for de sacerdote.

(1) REPUDIADA H1644 A PALAVRA HEBRAICA É גּרשׁ gârash (gaw-rash'). Uma raíz primitiva; sair for a de uma posse ou possessão; especialmente expatriar ou divorciar: - expulsar, divorciada (mulher), mandar embora, expelir, claramente jogar fora, problema.

Embora um dos sentidos da palavra poderia seja traduzido como divórcio, vemos que é uma palavra diferente da que foi usada na tradução para Divórcio, nos casos que apresentamos acima,
Um ponto importantíssimo aqui, é que claro está, para o sacerdote Deus tinha padrões altíssimos. Sua mulher tinha que ser uma virgem pelo conceito de primícia, e outro estudo poderíamos fazer a respeito. Veja que nem mesmo uma viúva poderia ser dada em casamento a um sacerdote.
Isso também devemos aplicar para a regra geral do que Deus tem como expectativa para você e para mim.
Um homem virgem, que se casa com uma mulher virgem. Ambos dão o melhor um do outro, e recebem o melhor um do outro. E  TODAS as bênçãos preparadas por Deus virão para um casamento assim.
Este é o principal motivo pelo qual o diabo entrou no casamento quebrando e destruoindo tudo.
Roubar nossas vidas do melhor de Deus!
De qualquer forma, fica claro que não foi usada a palavra que foi traduzida como Carta de Divórcio, na Lei, para a qual não havia restrições para um novo casamento.

Conclusões:

1. Deus é contra o repúdio, contra a separação, contra a quebra de alianças, contra o divórcio (a não ser em caso de relações sexuais ilícitas, pois neste caso, quem adulterou é quem já quebrou os votos). Deus é contra a quebra de palavra, e de votos.

2. Deus é contra o pecado. Estas atitudes são PECADO, pecado pelo qual Jesus morreu e nos trouxe perdão e reconciliação com Deus. SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, ELE É FIEL E JUSTO PARA NOS PERDOAR OS PECADOS E NOS PURIFICAR DE TODA INJUSTIÇA.

3. SE o divórcio precisa ser reparado para ser perdoado, ou seja, apenas haveria perdão se houvesse a volta ao cônjuge anterior, ao estado original para haver perdão, não é mais necessário o perdão do Senhor, mas passa a ser uma obra pessoal de restituição. E neste sentido, os assassinos apenas poderiam ser perdoados se ressuscitassem suas vítimas.

4. O divórcio por relação sexual ilícita NÃO É PECADO daquele que foi traído. É daquele que adulterou! Deus que é SANTO deu carta de divórcio a Israel por adultério espiritual! A parte ofendida fica livre e não peca.

5. Deus igualou homens e mulheres na fala de Jesus em Marcos 10:12 e 13.

6. O Divórcio é uma tragédia pessoal. Deus NÃO TEM PROVISÃO para solucionar todas as conseqüências do pecado do divórcio. Haverá sempre seqüelas na vida de todos os envolvidos na questão. Tanto na parte ofensora, quanto na ofendida. E, na verdade, o mesmo ocorre para muitos outros pecados, em que Deus não tem provisão para as conseqüências dos pecados em nossa vida terrena. TODOS os pecados têm conseqüências maiores ou menores aqui na terra. Deus opera sobrenaturalmente quando há genuíno arrependimento, e há muitos casos em que Ele, por Sua graça, atenuou as conseqüências havidas, mas, dependendo do pecado, teremos que lidar com as conseqüências. Ambas as partes. Uma mulher inocente que tiver seu marido assassinado terá que lidar com esta dor por muito tempo. Poderá ser curada, mas sempre terá que lidar com conseqüências. O mesmo se aplica ao assassino, mesmo que se converta, ou mesmo se fosse um crente endurecido pelo pecado! No céu, entretanto, a partir do momento em que há arrependimento e confissão, NÃO HÁ MAIS REGISTRO DE PECADO. Aqui na terra, por outro lado, SEMPRE HAVERÁ REGISTRO.

7. Falando em termos de REINO, nenhum divorciado conseguirá ter no segundo casamento os 100% de bênção que Deus tem para nós. Sempre haverá algo meio fora de lugar, meio desajeitado, embora, hoje, pela minha experiência, possa por enquanto apenas profetizar que, ao longo do tempo, o Senhor pode, por sua misericórdia, atenuar e muito estas dores relativas às conseqüências do divórcio e segundo casamento.

8. AGORA, POIS, NENHUMA CONDENAÇÃO HÁ PARA OS QUE ESTÃO EM CRISTO JESUS, OS QUAIS NÃO NASCERAM DA VONTADE DA CARNE, NEM DA VONTADE DO SANGUE, MAS DE DEUS... QUEM OS CONDENARÁ? É CRISTO QUEM OS JUSTIFICA!

Deus odeia o divórcio, mas ama o divorciado.
Se você passou por esta tragédia, e quer casar novamente, ou já está casado, eu digo: FAÇA TUDO PARA ESTE CASAMENTO DAR CERTO.
Não faço apologia do divórcio por que sei, na própria pele, que não resolve os problemas que alguém possa estar pensando em solucionar.
E gera outros.
Insolúveis.
Para ambos.
Para os filhos.
Para o ministério.
Para as finanças.
Para a saúde.
Para a vida.

O QUE DEUS UNIU, NÃO SEPARE O HOMEM.

Caso você queira esclarecimentos, tenha dúvidas, ou mesmo discorde desta minha posição, estou à sua disposição.
Pode postar sua opinião aqui, ou, se preferir, envie um email para mim.
haroldo_maranhao@hotmail.com
Deus abençoe a sua vida, em Nome de Jesus.

SHALOM!

Haroldo Maranhão

2 comentários:

  1. Prezado Haroldo,
    Achei sua argumentação muito boa! Concordo com vc que temos que entender o contexto do que Jesus disse. Agopra entendo melhor que as citações que Jesus fez estão no tema de finanças. Agradeço sua dedicação a este tema pois me ajudou a sustianciar melhor meus argumentos
    Ainda no intuito de aperfeiçoar os argumentos, gostaria que vc comentasse o que significa a expressão "depois que foi contaminada" no texto de Deuteronômio 24, pois já ouvi dizerem que tal contaminação se deu em razão do segundo casamento.
    Obrigado e parabéns!
    Tony
    Tony.floriano@oi.com.br

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  2. Caro Tony,

    Grato por suas palavras.
    A meu ver, se a palavra contaminação, no texto que você questiona, fosse relacionada a um segundo casamento, teria sido usada imediatamente associada ao segundo ou terceiro marido, que aparecem no contexto...
    Mas não foi o que aconteceu...
    Na verdade, segundo o texto, "contaminação" seria a mulher, após ter estado casada dignamente em segundas núpcias (ou ate mesmo terceiras núpcias SEM ser considerada nem adúltera nem "contaminadora" com ambos) o que ela não poderia fazer, seria voltar para o primeiro marido.
    Isso sim, é que seria "contaminação" segundo o que diz o texto!
    Assim, se nossas igrejas lessem mais a Bíblia, não atrapalhariam tanto vida de pessoas (cujos ex-cônjuges já estão vivendo com outra pessoa após romper o relacionamento), ao ensinarem a pessoa ficar anos orando pela volta do "ex"...
    Que se voltasse, segundo o texto, ai sim seria contaminação...
    Misericórdia!

    Deus abençoe,

    Haroldo

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