domingo, 22 de agosto de 2010

BABILONIA. VOCÈ MORA AQUI, MAS NÁO É DAQUI.

Bem, amigos deste BLOG, esta é a palavra do domingo dia 22 de agosto.
Espero que seja benção em sua vida, e o ajude a vencer em Babilonia.

Daniel e seus amigos foram levados para a Babilônia por conta dos pecados dos seus pais.
E dos seus próprios...
Na verdade, o mesmo aconteceu CONOSCO!
Nascemos aqui, profeticamente, na "Babilônia contemporânea".
Não importa em que lugar você está agora, enquanto lê este post.
Babilônia que já foi julgada e condenada.
Como lemos em Apocalipse, em breve será declarado: Caiu, caiu a Grande Babilônia.
Babilônia que é um sistema espiritual, religioso, padrão de pensamento, cultura, e um local físico, inclusive...
Daniel conviveu com o sistema, e foi bem sucedido.
Podemos aprender com ele, o que devemos fazer enquanto estamos aqui, aguardando a volta do Senhor Jesus, para cumprir a condenação deste sistema.
Definitivamente.
Quando lemos o texto de Daniel, vemos que muitos foram levados para a Babilônia, além de Daniel, Ananias, Misael e Azarias. Só eles se deram bem.

Daniel 1:3 Então disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos filhos de Israel, dentre a linhagem real e dos nobres, 4 jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade para assistirem no palácio do rei; e que lhes ensinasse as letras e a língua dos caldeus.


Daniel 1:6 Ora, entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel (Juiz da parte de Deus) Ananias (Jeová favoreceu), Misael (Quem é como Deus?) e Azarias (Jeová tem ajudado).

Vamos considerar 7 aspectos importantes do que acontece no Sistema da Babilônia hoje, e o que devemos fazer para vencer:

1. O SISTEMA MUDA OU TENTA MUDAR NOSSOS NOMES. TENTA DIZER QUEM SOMOS. TENTA NOS PADRONIZAR

Daniel 1:7 Mas o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias , o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abednego.

Deus nos dará um novo nome. Somente dEle devemos receber algo assim. O sistema da Babilônia não pode e nem deve nos modificar. Nem nos padronizar.

Isaías 62:2 E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um novo nome, que a boca do Senhor designará.
Apocalipse 2:17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
Apocalipse 3:12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.

2. O SISTEMA OFERECE COMIDA CONTAMINADA. INFORMAÇÃO CONTAMINADA. VIDA CONTAMINADA. TENTA NOS CONTAMINAR

Daniel 1:8 Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. 9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.

Veja que somente Daniel e seus 3 amigos decidiram não se contaminar.
Os demais que foram trazidos para a Babilônia não tomaram a mesma decisão...
Acharam, talvez, que era exagero de Daniel.
Flexibilizaram.
O que aconteceu?
Não sabemos seus nomes, não conhecemos suas vidas.
Viveram na Babilônia como Daniel, mas não venceram.
Daniel influenciou vidas até hoje.
Fez a vontade de Deus.
Profetizou.
Eles permaneceram anônimos.

Judas 1:23 ... e salvai-os, arrebatando-os do fogo; e de outros tende misericórdia com temor, detestando até a roupa manchada de carne.

3. O SISTEMA SELECIONA ALGUNS QUE POSSAM ESTAR DIANTE DE REIS. TENTA SE BENEFICIAR DE NÓS. TENTA NOS EXPLORAR

Daniel 1:17 Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos. 18 E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor. 19 Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei. 20 E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.
Provérbios 22:29 Vês um homem hábil na sua obrar? Esse perante reis assistirá; e não assistirá perante homens obscuros.

O seu talento é uma grande benção. Entretanto, o Sistema vai tentar usar.
Se você for perito no que faz, Deus vai poder abençoar sua vida.
É a Sua promessa.
Mas tenha certeza que o Sistema vai tentar usar você.
Não era para ser assim, mas foi assim que tudo ficou.
E assim ficará, até Jesus voltar, e restaurar todas as coisas como deviam ser antes...

4. O SISTEMA NOS PEDE COISAS HUMANAMENTE IMPOSSÍVEIS DE SEREM FEITAS. E TENTA NOS INTIMIDAR

Daniel 2:5 Respondeu o rei, e disse aos caldeus: Esta minha palavra é irrevogável se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo; 6 mas se vós me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim dádivas, recompensas e grande honra. Portanto declarai-me o sonho e a sua interpretação.
Daniel 2:47 Respondeu o rei a Daniel, e disse: Verdadeiramente, o vosso Deus é Deus dos deuses, e o Senhor dos reis, e o revelador dos mistérios, pois pudeste revelar este misterio. 48 Então o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitas e grandes dádivas, e o pôs por governador sobre toda a província de Babilônia, como também o fez chefe principal de todos os sábios de Babilônia. 49 A pedido de Daniel, o rei constituiu superintendentes sobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; mas Daniel permaneceu na corte do rei.

Diante da ameaça do rei, pedindo algo impossível, Daniel foi para a reunião de oração com seus amigos. E a forma de Deus responder as orações, foi dar a resposta e a solução a Daniel. Ele ficou tão bem, que pode ajudar seus amigos, a ocuparem lugares estratégicos no reino de Nabucodonozor. Além disso, de quebra, salvou os magos de Babilônia...
Saiba que voce e eu fomos constituidos para sermos uma benção.
Saiba que a terra é abençoada pelo simples fato de sua presença...

Gênesis 12:2 Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção.
Gênesis 18:32 Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.

5. O SISTEMA NOS AMEAÇA, SE NÃO SERVIRMOS SEUS DEUSES.
TENTA NOS IMPOR SUA IDOLATRIA

Daniel 3:14 Falou Nabucodonozor, e lhes disse: E verdade, ó Sadraque, Mesaque e Abednego, que vós não servis a meus deuses nem adorais a estátua de ouro que levantei? 15 Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da trombeta, da flauta, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro duma fornalha de fogo ardente; e quem é esse deus que vos poderá livrar das minhas mãos? 16 Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei: ó Nabucodonozor, não necessitamos de te responder sobre este negócio. 17 Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. 18 Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste. 19 Então Nabucodonozor se encheu de raiva, e se lhe mudou o aspecto do semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; e deu ordem para que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer; 20 e ordenou a uns homens valentes do seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, e os lançassem na fornalha de fogo ardente.
Daniel 3:30 Então o rei fez prosperar a Sadraque, Mesaque e Abednego na província de Babilonia.
1Pedro 1:7 Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo;

Muitas vezes, Deus vai nos provar no fogo. Não nos livra DA fornalha, mas, sim, NA fornalha.
Seus objetivos são mais altos que os nossos. Ele espera revelar o que vai no nosso coração.
Para nós mesmos.
Muitas vezes, a luta para vencer a pressão da idolatria é quase mortal... mas o Senhor vai nos dar livramento. ]
A idolatria da Babilônia vai cair em breve.

6. O SISTEMA É DESENHADO PARA QUE NÓS NÃO CONSIGAMOS NEM MESMO ORAR. TENTA NOS AFLIGIR

Daniel 6:1 Pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte sátrapas, que estivessem por todo o reino; 2 e sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um; a fim de que estes sátrapas lhes dessem conta, e que o rei não sofresse dano. 3 Então o mesmo Daniel sobrepujava a estes presidentes e aos sátrapas; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino: 4 Nisso os presidentes e os sátrapas procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino mas não podiam achar ocasião ou falta alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem falta. 5 Pelo que estes homens disseram: Nunca acharemos ocasião alguma contra este Daniel, a menos que a procuremos no que diz respeito a lei do seu Deus.


Daniel 6:9 Em virtude disto o rei Dario assinou o edital e o interdito. 10 Quando Daniel soube que o edital estava assinado, entrou em sua casa, no seu quarto em cima, onde estavam abertas as janelas que davam para o lado de Jerusalém; e três vezes no dia se punha de joelhos e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.
Daniel 6:19 Então o rei se levantou ao romper do dia, e foi com pressa à cova dos leões. 20 E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: ó Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar- te dos leões? 21 Então Daniel falou ao rei: ó rei, vive para sempre. 22 O meu Deus enviou o seu anjo, e fechou a boca dos leões, e eles não me fizeram mal algum; porque foi achada em mim inocência diante dele; e também diante de ti, ó rei, não tenho cometido delito algum. 23 Então o rei muito se alegrou, e mandou tirar a Daniel da cova. Assim foi tirado Daniel da cova, e não se achou nele lesão alguma, porque ele havia confiado em seu Deus. 24 E o rei deu ordem, e foram trazidos aqueles homens que tinham acusado Daniel, e foram lançados na cova dos leões, eles, seus filhos e suas mulheres; e ainda não tinham chegado ao fundo da cova quando os leões se apoderaram deles, e lhes esmigalharam todos os ossos. 25 Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: Paz vos seja multiplicada. 26 Com isto faço um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo, e permanece para sempre; e o seu reino nunca será destruído; o seu domínio durará até o fim. 27 Ele livra e salva, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; foi ele quem livrou Daniel do poder dos leões. 28 Este Daniel, pois, prosperou no reinado de Dario, e no reinado de Ciro, o persa.
1Pedro 5:8 Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar.

Estamos chegando a um momento da história da humanidade, em que leis podem vir a criminalizar o que cremos.
O que é bíblico.
Talvez, vamos ter que escolher, em alguns momentos, se obedecemos a Palavra de Deus ou as leis do Sistema.
Sempre somos chamados biblicamente a obedecer nossas autoridades.
As leis dos países em que vivemos.
Sempre.
Mas, quando estas leis se tornarem contra a Bíblia... vamos orar.

7. O SISTEMA TENTA IMPEDIR QUE POSSAMOS RECEBER REVELAÇÃO E RESPOSTAS DE ORAÇÃO. TENTA NOS ISOLAR

Daniel 10:1 No ano terceiro de Ciro, rei da Pérsia, foi revelada uma palavra a Daniel, cujo nome se chama Beltessazar, uma palavra verdadeira concernente a um grande conflito; e ele entendeu esta palavra, e teve entendimento da visão. 2 Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. 3 Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas. 4 No dia vinte e quatro do primeiro mês, estava eu à borda do grande rio, o Tigre; 5 levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz; 6 o seu corpo era como o berilo, e o seu rosto como um relâmpago; os seus olhos eram como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés como o brilho de bronze polido; e a voz das suas palavras como a voz duma multidão.
Daniel 10:10 E eis que uma mão me tocou, e fez com que me levantasse, tremendo, sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos. 11E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que te vou dizer, e levanta-te sobre os teus pés; pois agora te sou enviado. Ao falar ele comigo esta palavra, pus-me em pé tremendo. 12 Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim. 13 Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para ajudar- me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.

Deus quer e vai Se revelar para aqueles que creem, aqueles que esperam diante dEle.
Não importa se sua resposta está demorando. Ela vai vir.
Fique firme e persevere.
Não se sinta intimidado pelo Sistema.
Ele já já vai cair.
APLICAÇÃO:

Somos chamados por Deus para vencer, mesmo enquanto estamos vivendo a Babilônia.
A Babilônia não se converterá.
Será julgada.
Concluindo, temos a oportunidade de ter vitórias importantes aqui:

1. VENCER A PADRONIZAÇÃO – MEU NOME É OUTRO
2. VENCER A CONTAMINAÇÃO – MINHA COMIDA É OUTRA
3. VENCER A EXPLORAÇÃO – MEU DONO É OUTRO
4. VENCER A INTIMIDAÇÃO – MEU PADRÃO É OUTRO
5. VENCER A IDOLATRIA – MEU DEUS É OUTRO
6. VENCER A AFLIÇÃO – MINHA SEGURANÇA É OUTRA
7. VENCER A SOLIDÃO – MINHA COMPANHIA É OUTRA

Deus abençoe a sua vida.
Enquanto isso, vigiar e orar.

Veja os Sinais!

Leia a Bíblia.

SHALOM!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário