sábado, 23 de junho de 2012

O JOVEM RICO


A Bíblia tem algumas passagens muito famosas, que são, supostamente, conhecidas por todos...
Até mesmo por aqueles que nunca ou quase nunca estiveram numa igreja.
Mas estas passagens, embora supostamente conhecidas por todos, na verdade, são desconhecidas em seu conteúdo.
Por pensarem que conhecem, muitos nunca leram detalhadamente os textos...
E tiram conclusões precipitadas...
E, tristemente, na maioria das vezes, erradas.
Que podem levar a passarem a eternidade longe de Deus.
Este é o caso da passagem bíblica do jovem rico.
A maioria das pessoas que, supostamente conhecem esta passagem, pensam que Jesus estava condenando o jovem por sua riqueza, e que os pobres serão salvos...
Nada mais errado.
Isso é o que satanás quer que as pessoas pensem...
Ele torceu o texto em suas memórias...
Mas, vamos trabalhar um pouco, pode ser?
Vamos ler os textos!
Para facilitar sua vida, vou publicar logo ali abaixo os três relatos da mesma passagem, que se repete nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas.
E vou fazer alguns destaques e considerações sobre o ensino de Jesus, da maneira como o entendo, destacando meus pontos no texto bíblico que publico logo após as considerações.
Para que você ache mais fácil meus fundamentos nos textos, vou apresentar com o número do meu comentário entre parênteses.

1. O jovem rico era um dos Principais líders da cidade – Lucas 18:1. Isso confirma que ele era não apenas rico, mas, claro, conhecido na cidade.

2. Veja que, embora fosse importante e conhecido, ele ajoelhou-se diante de Jesus, na frente de todos os que estavam ali, e chamou-O de Mestre – Marcos 10:17

3. A questão que o trouxe até Jesus era importantíssima. Ele queria obter a vida eterna – Mateus 19:16. Ele tinha uma necessidade real, e foi até o Único que poderia resolver seu problema. Jesus.

4. Veja que ele obedecia os mandamentos... Não matava, não adulterava, não furtava, não mentia, não defraudava, honrava seu pai e sua mãe e amava ao próximo.– Esta informação está nos três relatos nos evangelhos. Até aqui, vemos uma pessoa boa, bem sucedida, que reconhece Jesus como Mestre, e Salvador. E que obedecia todos os princípios estabelecidos na Lei, ou seja, supostamente, fazia TUDO o que era necessário para ser salvo.

5. E além disso tudo, JESUS O AMOU! – Marcos 10:21. Jesus o amou... que coisa preciosa não? Quantos de nós gostaríamos de ter certeza que Ele nos ama... Já se sentiu assim?

6. Mas Jesus lhe disse que ainda faltava alguma coisa: “Vai vende tudo o que tem, dá aos pobres e segue-me" – Lucas 18:22. Sabe por que Jesus disse isso? Por que Ele sabia que não era O SENHOR na vida daquele jovem. As riquezas eram o seu senhor... e Jesus já tinha ensinado que "ninguém pode servir a dois senhores... não se pode servir a Deus e as riquezas".
Não querido, não adianta guardarmos a Lei, ajoelhar na igreja, dizer que Jesus é o Salvador, reconhecer que só há salvação em Jesus.
PRECISAMOS RECONHECER A JESUS COMO ÚNICO SENHOR...

7. E diante disso, o jovem, pesaroso, por que tinha muita coisa, era muito rico, foi embora. Triste! Mateus 18:22. Preferiu continuar rico e sem salvação.
Sem vida eterna.
Realmente, não creu na palavra de Jesus que disse que se fizesse o que Ele ensinava, seria salvo.
Encontrou a resposta que buscava, mas não quis obedecer...

8. E foi neste contexto, que Jesus faz a sua famosa declaração de que é mais fácil o camelo passar pelo buraco da agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus - Marcos 10:25 Veja que segundo a tradição, as cidades antigas tinham muros que as cercavam completamente, e tinham portas gigantescas que ficavam abertas durante o dia. Já viu aqueles filmes de cidade em guerra, que tem um portão enorme que pode ser fechado por grossas correntes? Era assim.
Mas a agulha que Jesus estava tratanto não era aquela de costura.
Seria ridículo por que nenhum rico poderia entrar jamais no Reino. Nenhum.
E na Bíblia ficamos sabendo que José de Arimatéia que era riquíssimo, entrou.
Que Paulo que era rico, entrou. Que Salomão, Davi, Abraão, e outros entraram...
Até por que Jesus provavelmente, segundo a própria Bíblia, não era pobre...
Leia aqui, e aqui...
Portanto, embora seja difícil, não é impossível.
O que Jesus ensinava era que de noite, as cidades fechavam aquele portão, e deixavam apenas aberto um portão pequeno... que tinha o formato quase que do corpo de um homem.
Portanto, alguém que chegava com um camelo carregado de suas riquezas e pertences, precisava tirar tudo do animal, e por no chão do lado de fora.
Devia entrar e puxar apenas o seu camelo.
Depois podia pegar suas coisas.
E remontar o camelo do lado de dentro.
A figura é que para passarmos pela porta que é Jesus, há passagem apenas para uma pessoa sem nada.
As coisas ficam para trás...
Mas depois são restituídas.
E foi isso o que Jesus deixou claro no fim de seu ensino... vamos ver...

9. Veja o que os que o ouviram (9b Discípulos – Mateus 19:25), e outros, perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?” - Lucas 18:26. Pense um pouco...
Se estes fossem pobres, por que se preocupar com isso?
Esta preocupação apenas deveria ser manifesta por RICOS... correto?
Portanto, posso, pelo menos, pensar que pobres eles não eram... que tinham bens a deixar para serem salvos.
Isso é absolutamente claro, e lógico.
Pelo menos aos meus olhos.

10. Pedro perguntou: E nós? – Mateus 18:27.
Veja. Pedro, talvez, não fosse pobre.
Ele tinha um barco de pesca, lembra?
Uma empresa, com empregados...
Deixou tudo por Jesus...

 11. A resposta de Jesus: Vão receber 100 vêzes mais aqui, a vida eterna, e vão reinar com Jesus! - Marcos 18:30.
Jesus p rometeu 100 vezes mais.
Tanto coisas como família...
Ele mesmo dizia que os que O seguiam eram a sua família.
Sim, Pedro e os apóstolos receberam 100 vezes mais em vida.
Lembre que, no início do livro de Atos, todos vendiam tudo o que tnham, e depositavam aos seus pés. Casas, propriedades, campos...
E foram cercados por milhares de pessoas no início da igreja.
A palavra de Jesus se cumpriu!
Como, aliás, se cumpre.
Sempre...

12. Em meio a perseguições... Marcos 10:30
E sim, claro, eles foram perseguidos.
Foram dispersos.
Pregaram por todo o mundo conhecido...
E, por sua pregação, foram mortos.
E, se Jesus cumpriu toda Sua palavra acerca destes...
Com certeza estão prontos para reinar com Jesus quando da "regeneração", ou transformação que precede o arrebatamento da Igreja...
Mas este é um assunto para meu outro BLOG...
Mas eu peço, por favor, confira estas minhas observações nos textos bíblicos a seguir:

O relato de Mateus:
Mateus 19:16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: (3) Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? 17 Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos. 18 Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; 19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo. 20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda? 21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me. 22 (7) Mas o jovem, ouvindo essa palavra retirou-se triste, por que possuia muitos bens. 23 Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. 24 E outra vez vos digo que é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. 25 Quando os seus (9b) discípulos ouviram isso, ficaram grandemente maravilhados, e perguntaram: Quem pode, então, ser salvo? 26 Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível. 27 Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos; que recompensa, pois teremos nós? 28 Ao que lhe disse Jesus: Em verdade vos digo a vós que me seguistes, que na regeneração, quando o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, sentar-vos-ei também sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. (11) 29 E todo o que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai ou mãe, ou filhos, ou terras, por amor do meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. 30 Entretanto, muitos que são primeiros serão últimos; e muitos que são últimos serão primeiros.

O relato de Marcos:
Marcos 10:17 Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, (2) o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. 20 Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. 21 (5) E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. 22 Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens. 23 Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 24 E os discípulos se maravilharam destas suas palavras; mas Jesus, tornando a falar, disse-lhes: Filhos, quão difícil é [para os que confiam nas riquezas] entrar no reino de Deus! 25 (8) É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. 26 Com isso eles ficaram sobremaneira maravilhados, dizendo entre si: Quem pode, então, ser salvo? 27 Jesus, fixando os olhos neles, respondeu: Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível. 28 Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. 29 (11) Respondeu Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, 30 que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, (12) com perseguições; e no mundo vindouro, a vida eterna. 31 Mas muitos que são primeiros serão últimos e muitos que são últimos serão primeiros.
O relato de Lucas:
Lucas 18:18 E perguntou-lhe (1) um dos primcipais: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? 19 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. 20 Sabes os mandamentos: Não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe. 21 Replicou o homem: Tudo isso tenho guardado desde a minha juventude. 22 Quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: (6) Ainda te falta uma coisa: vende tudo quanto tens e reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. 23 Mas, ouvindo ele isso, encheu-se de tristeza; porque era muito rico. 24 E Jesus, vendo-o assim, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! 25 Pois é mais fácil um camelo passar pelo fundo duma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus. 26 (9) Então os que ouviram isso disseram: Quem pode, então, ser salvo? 27 Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. 28 Disse-lhe Pedro: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos. 29 Respondeu-lhes Jesus:  (11) Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou mulher, ou irmãos, ou pais, ou filhos, por amor do reino de Deus, 30  que não haja de receber no presente muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna.
Veja ainda se os textos que publico aqui acima estão de acordo com os que estão publicados na sua Bíblia... se não tiver uma, compre!
E avalie o comportamento de Jesus...
Jesus não correu a trás do jovem rico para se explicar:
Hei! Espere... podemos ajustar as coisas... não vá embora. Eu posso flexibilizar um pouco as coisas.
Vamos conversar... Deixe-me explicar melhor o que eu quiz dizer...acho que você entendeu errado...”
Não!
Jesus definitivamente não fez isso.
Ele pregou o plano de Salvação...
E sabendo que tinha sido suficientemente claro, deixou o jovem decidir o que queria.
E, infelizmente, sabemos o que o jovem fez.
Foi rico por mais algumas dezenas de anos...
E ao morrer, não foi encontrar com Jesus.
Ele rejeitou o evangelho, escolheu as riquezas, mas estas não poderiam lhe dar salvação.
E quanto a Jesus, continuou sua trajetória, seu ministério, sua pregação.
Cumpriu Sua obra.
Foi até a cruz, morreu, levou sobre si os pecados de muitos...
E, claro, e principalmente, ressuscitou.
Subiu aos céus.
Enviou o Espírito Santo para que este evangelho fosse pregado a todos.
Fosse pregado para você.
Aqui, neste BLOG entre tantos outros lugares.
Minha pergunta hoje, para você é clara.
Onde está sua confiança?
Onde está o seu coração?
Ou melhor...
Em Quem?
Quem é o seu Senhor?
Volte-se para Jesus.
Enquanto é tempo...
Deus o abençoe,

Haroldo Maranhão

5 comentários:

  1. Olá Haroldo, paz !

    Talvez seja eu quem não tenha acompanhado a linha de raciocínio corretamente; mas no ponto 9 você escreve o seguinte:

    9. Veja o que os que o ouviram (9b Discípulos – Mateus 19:25), e outros, perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?” - Lucas 18:26. Pense um pouco...
    Se estes fossem pobres, por que se preocupar com isso?
    Esta preocupação apenas deveria ser manifesta por pobres... correto?
    Portanto, posso, pelo menos, pensar que pobres eles não eram... que tinham bens a deixar para serem salvos.

    Acredito que a frase "Esta preocupação apenas deveria ser manifesta por pobres..." na verdade faria mais sentido se fosse: "Esta preocupação apenas deveria ser manifesta por ricos..."

    Digo isto porque a frase de Jesus foi: "quão difícil é para os ricos entrarem no Reino"

    Por favor, me corrija se eu estiver errado !

    Um abraço

    Pr. Walter

    ResponderExcluir
  2. Olá Haroldo, paz !
    Não sei se vc chegu a ler. Eu postei algumas semanas atrás que acredito que no raciocínio expresso você possa ter trocado uma palavra por outra neste trecho que reproduzo:

    9. Veja o que os que o ouviram (9b Discípulos – Mateus 19:25), e outros, perguntaram: "Então, quem pode ser salvo?” - Lucas 18:26. Pense um pouco...
    Se estes fossem pobres, por que se preocupar com isso?
    Esta preocupação apenas deveria ser manifesta por pobres... correto?

    O que acredito é que, seguindo o seu raciocínio, a última frase deveria dizer: "Esta preocupação apenas deveria ser manifesta pelos RICOS..."

    Verifique se é isso mesmo. Achei bastante interessante e instigador o seu ponto. Obrigado por suas reflexões.

    Um abraço

    Pr. Walter

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Pastor Walter,
    Na verdade, amigo doS blogS.
    Realmente sua correção está correta e já providenciei.
    Grato por estar atento, e por contribuir com estas reflexões.
    Deus abençoe,
    Abraço,

    Haroldo Maranhão

    ResponderExcluir
  4. Olá Haroldo, paz !

    Obrigado a VOCÊ por se dedicar a questões que nem sempre são "bem vistas" no meio evangélico. Ambos os blogs são muito bons e quero, inclusive, comunicar a Fúlvia que usei o testemunho dela em seu post sobre "Obedecer é melhor que Sacrificar" para, em uma pregação, fortalecer a vida de algumas irmãs que tiveram no passado suas falhas e sentiam-se "culpadas e não-perdoadas". Me desculpe por não ter pedido permissão antes, mas não qui deixar passar a oportunidade de encorajamento para a igreja.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Oi Walter, a paz! Que benção.....realmente nosso Pai transforma toda maldição em benção desde que haja arrependimento, portanto, fico muito grata a Ele por poder testemunhar Sua graça e perdão....que bom que o senhor usou na pregação, espero que tenha alcançado corações feridos para restauração.....no amor de Cristo.....Fúlvia MARANHÃO

    ResponderExcluir