sábado, 9 de junho de 2012

JESUS, A PALAVRA E O DINHEIRO


No mundo espiritual existem medidas para termos vitória, pela Palavra.
Existem medidas para vencermos a provação.
Existem tempos e medidas para recebermos as promessas.
Tempos e medidas para darmos frutos.
Existem medidas para Adquirirmos Prosperidade...

ANTES DE MAIS NADA, PRECISAMOS DEIXAR DE SER RELIGIOSOS PARA ENTENDER QUE JESUS ESTÁ TAMBÉM DIANTE DO GAZOFILÁCIO:

Marcos 12: 41 Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias. 42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante. 43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes. 44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

Jesus não pulou na frente do gazofilácio para gritar para aquela irmã:
- NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOO!!!! Não faça isso...  não dê TUDO o que você tem, afinal, você é tão pobre... guarde pois vai precisar do que tem... Que ministro explorador que fez com que esta irmã desse tudo o que tinha...

Se dar tudo o que tinha fosse errado, Jesus teria advertido aquela irmã.
Na verdade, Jesus sabia que aquela atitude abria portas para que aquela irmã fosse abençoada.
Para que ela viesse a receber no futuro o sustento que precisava até o último dia da sua vida.
Quem sabe não foi aquela uma oferta que trouxe um refrigério?
Uma causa julgada na justiça?
Um parente distante?
Bem, algo de bom aconteceu na vida daquela irmã, tenha certeza disso.
E por quê?
Por que ela confiava em Deus!

Lucas 12: 16 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. 17 E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? 18 E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. 19 Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? 21 Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. 22 A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. 23 Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes. 24 Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm despensa nem celeiros; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves! 25 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 26 Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras? 27 Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 28 Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! 29 Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. 30 Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. 31 Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. 32 Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. 33 Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, aonde não chega o ladrão, nem a traça consome, 34 porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Onde está o nosso tesouro?
Muitos querem dinheiro para ter dinheiro, e poder ir descansar...
Mas Deus tem outros propósitos, Ele quer nos dar dinheiro para que venhamos a investir, para financiar o Reino para a salvação de muitos.
E, sim, claro, para a nossa eternidade!
O NOSSO GRANDE PROBLEMA É: ONDE ESTÁ O NOSSO CORAÇÃO?

Mateus 6:24 Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas. (Mamom).

OUTRO NOSSO GRANDE PROBLEMA É: EM QUEM POMOS A NOSSA CONFIANÇA?
Quando eu oferto, isso é culto!
Aliás, no culto, nós cultuamos a Deus durante o período de louvor, e na hora dos dízimos e ofertas.
Na hora em que a Palavra é pregada, nós RECEBEMOS.
Se você acha que faz muita coisa em ir na igreja... francamente...
Faz o que?
A Palavra é a provisão de Deus para a sua vida.
Se você chega apenas na hora da Palavra, depois do louvor, e vai embora antes do período de oferta, você não deu NADA para Deus...
Aliás... como  se você tivesse mesmo algo para dar para Ele...
Mas esta atitude demonstra a realidade do coração...
Você ama mais o dinheiro do que a Deus?

Eclesiastes 5:10 Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade.

Ter a sabedoria de Deus é mais valiosa do que ter dinheiro...
O dinheiro não dá vida, nem sabedoria...

Eclesiastes 7:12 A sabedoria protege como protege o dinheiro; mas o proveito da sabedoria é que ela dá vida ao seu possuidor.

Provérbios 17:16  De que serviria o dinheiro na mão do insensato para comprar a sabedoria, visto que não tem entendimento?

Muitos mesquinhos com Deus reclamam descaradamente quando algo dá errado.
Não dizimam, não ofertam, mas... quando algo dá errado, vão reclamar com o pastor...
Já vi muitos assim...
E são mesquinhos com Deus, mas querem que Ele seja generoso na hora de os abençoar.
Encontram pessoas que os roubam, enganam, que são mesquinhas quando precisam de ajuda...
Sabe por que?
Por que a forma que eu dou, define a maneira como eu vou receber:

Lucas 6:38 dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.

A PRINCIPAL VERDADE QUANTO A PROSPERAR, É QUE A MINHA TAÇA DE PROSPERIDADE ESTÁ LIGADA DIRETAMENTE A QUANTO EU SEMEIO, A COMO EU SEMEIO E QUANDO EU SEMEIO!
EM HIPÓTESE ALGUMA PROSPERIDADE ESTÁ LIGADA A QUANTO DINHEIRO EU TENHO.
TUDO É MUITO PASSAGEIRO E A VIDA FINANCEIRA É MUITO VOLÁTIL.
PROSPERIDADE ESTÁ LIGADA A QUANTO E COMO EU DOU...

2 Coríntios10: 6 E isto afirmo: aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia com fartura com abundância também ceifará. 7 Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra, 9 como está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, a sua justiça permanece para sempre. 10 Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, 11 enriquecendo-vos, em tudo, para toda generosidade, a qual faz que, por nosso intermédio, sejam tributadas graças a Deus. 12 Porque o serviço desta assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças a Deus, 13 visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos, 14 enquanto oram eles a vosso favor, com grande afeto, em virtude da superabundante graça de Deus que há em vós. 15 Graças a Deus pelo seu dom inefável!

Muitos discutem acerca de se o cristão pode prosperar ou não.
Muitos acreditam que ser crente é passar aperto a vida toda, e ser feliz na eternidade...
Mas veja, quantos textos lemos até aqui sobre finanças...
Entretanto, para recebermos prosperidade das mãos de Deus, precisamos crer que Ele quer.
Sem fé, é impossível agradar a Deus...
PRECISAMOS CRER, DE CORAÇÃO, QUE DEUS SE AGRADA DA NOSSA PROSPERIDADE!

Salmos 35:27 Cantem de júbilo e se alegrem os que têm prazer na minha retidão; e digam sempre: Glorificado seja o SENHOR, que se compraz na prosperidade do seu servo!

Salmos 68:6 Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril.

A prosperidade está nas mãos de Deus...
E Ele espera que possamos aproveitar os dias de fartura.
Nada de errado nisso.
MAS ISSO NÃO MUDA O FATO DE QUE HAVERÁ DIAS BONS, E DIAS MAUS.

Eclesiastes 7:14 No dia da prosperidade, goza do bem; mas, no dia da adversidade, considera em que Deus fez tanto este como aquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.

Filipenses 4:12 Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; 13 tudo posso naquele que me fortalece.

Eclesiastes 11:1 Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete e ainda com oito, porque não sabes que mal sobrevirá à terra. 3 Estando as nuvens cheias, derramam aguaceiro sobre a terra; caindo a árvore para o sul ou para o norte, no lugar em que cair, aí ficará. 4 Quem somente observa o vento nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6 Semeia pela manhã a tua semente e à tarde não repouses a mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas.

O que não podemos fazer nunca é deixar de semear.
Nos dias bons, e nos dias maus.
Se, nos dias maus não semeamos, nos dias bons não teremos o que colher...
Temos que semear em todos os tempos...
Com perseverança...
Até enchermos as medidas!
Até os tempos de colheita chegarem.
DEUS VAI NOS DAR À MEDIDA QUE NÓS APRENDEMOS A DAR!
Se você confia no seu dinheiro, naquele que você tem, ou no que você ainda não tem, é hora de mudar!
Alguns dizem... quando eu tiver dinheiro, vou abençoar assim, vou fazer isso ou aquilo.
Se você parou de semear no caminho, é hora de recomeçar...
É hora de retomar sua semeadura.
Não pare nunca, até encher a sua taça!
Até os tempos de colheita, por que como é certa a Palavra de Deus...
Estes dias virão!

Deus abençoe!

Haroldo Maranhão

P. S. Se quiser ler algo mais na Bíblia sobre dinheiro, veja o que eu creio... acerca do dinheiro de Jesus, que NUNCA foi pobre aqui na terra...
Ele na verdade, se fez pobre ao vir para cá...
Se quiser, leia uma perspectiva diferente em meu outro BLOG, clicando aqui, em O Dinheiro de Jesus Parte 1 e O Dinheiro de Jesus Parte 2.
Creio que será uma bênção na sua vida.
E se gostar do conteúdo, mande para alguém... que seja bênção na vida de muitos em Nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário