domingo, 26 de dezembro de 2010

UMA NOVA CHANCE EM 2011. A ÚLTIMA?


Todo o fim de ano, para muitas pessoas é um tempo de reflexões.
Alguns chegam a ficar deprimidos.
O momento está difícil.
Estão sós.
Sem dinheiro, talvez.
Outros, estão em um momento especial.
Conquistando.
Vencendo.
Amigos por perto.
Filhos.
Dinheiro...
E aqui, eu convido você a parar por alguns momentos, e refletir comigo.
Como foi que você chegou aí, neste momento que você está vivendo agora?
Será que você já foi derrotado depois de lutar muito para chegar em algum lugar?
Ou será que você chegou lá...
Mas quando isso aconteceu, você foi traído por alguém que você amava, confiava...
Descobriu que estava em aliança com o seu inimigo?
Ou será que sua vida começou com tudo indo bem, mas no momento mais importante, na hora em que você devia desempenhar a sua responsabilidade, você mesmo falhou?
Bem, algumas vezes, nos defrontarmos com constatações, memórias, pensamentos como este.
Com relação a situações como esta, que vivemos.
E isso acontece muito, em especial nesta época do ano.
E precisamos decidir por uma nova chance, mesmo que, para alguns, possa ser a última...
Para, desta vez, fazer a coisa certa!
Vejamos a história de Sansão na Bíblia.
Talvez você se identifique. 
Tem quase todos estes ingredientes.
Ele começou sua vida com um propósito especial de Deus.
Ninguém podia derrotá-lo.

A HISTÓRIA DE SANSÃO
O propósito do Senhor para Sansão era que ele começasse a livrar Israel.
Juízes 13:3 "... ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus..."
Embora tenha comçado muito bem, e tenha julgado Israel por 20 anos, e em vitória, Sansão começou a errar ao procurar uma mulher filha dos filisteus. Que eram inimigos históricos de Israel.
Entretanto, como Deus já sabia que ele faria isso, Ele iria prosseguir em Seu plano eterno.
Assim como sabe sobre você, e sobre mim.
Seu plano vai ser cumprido, sempre.
Integralmente.
Apesar de nós...
Já Sansão, vai sofrer os problemas causados por suas decisões.
As conseqüências.
Juízes 14:1 Desceu Sansão a Timnate (PESAR); e vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus.
Gênesis 26:18 E Isaque tornou a cavar os poços que se haviam cavado nos dias de Abraão seu pai,pois os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão; e deu-lhes os nomes que seu pai lhes dera.
Juízes 14:2 subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher. 3 Responderam-lhe, porém, seu pai e sua mãe: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o nosso povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse, porém, Sansão a seu pai: Toma esta para mim, porque ela muito me agrada. 4 Mas seu pai e su amãe  não sabiam que isso vinha do Senhor, que buscava ocasião contra os filisteus; porquantonaquele tempo os filisteus dominavam sobre Israel.
Na sequência, mais pecados.
Decisões erradas.
Prostituição.
Juízes 16:1 Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta e entrou a ela.
Por fim, mais erros.
Por ser Nazireu, devia ficar longe dos vinhos, longe das uvas... mas, acabou por se apaixonar por uma mulher no vale de Soreque, que significa VINHA.
Ou seja, Sansão já andava por lá.
Nas vinhas...
Por andar sempre no limite do pecado, das escolhas erradas, da desobediência, neste lugar encontrou sua derrota, e sua tragédia pessoal.
Da qual não mais se recuperaria.
Juízes 16:4 Depois disto se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque (VINHA), cujonome era Dalila (FRACO, DEBILITADO).
Dalila era uma mulher filistéia. 
Ela era a inimiga. 
A traidora.

A TRAIDORA
A estratégia adotada pelo inimigo, foi a mesma de seu primeiro casamento, quando aconteceu a sua primeira derrota.
Envolvimento com mulheres erradas.
Que o traíam.
Um padrão!
O diabo é mesmo persistente. Observador.
Veja como foi com a sua primeira mulher:
Juízes 14:15 Persuada teu marido a que declare o enigma, para que não queimemos a fogo a ti e à casa de teu pai. Acaso nos convidastes para nos despojardes? 16 E a mulher de Sansão chorou diante dele, e disse: Tão-somente me aborreces, e não me amas; pois propuseste aos filhos do meu povo um enigma, e não mo declaraste a mim. Respondeu-lhe ele: Eis que nem a meu pai nem a minha mãe o declarei, e to declararei a ti. 17 Assim ela chorava diante dele os sete dias em que celebravam as bodas. Sucedeu, pois, que ao sétimo dia lho declarou, porquanto o importunava; então ela declarou o enigma aos filhos do seu povo.
Veja agora, Dalila. Igual...
16:5 Então os chefes dos filisteus subiram a ter com ela, e lhe disseram: Persuade-o, e vê em que consiste a sua grande força, e como poderemos prevalecer contra ele e amarrá-lo, para assim o afligirmos; e te daremos, cada um de nós, mil e cem moedas de prata.

PRIMEIRA TENTATIVA
Juízes 16:6 Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir. 7 Respondeu-lhe Sansão: Se me amarrassem com sete cordas de nervos, ainda não secados, então me tornaria fraco, e seria como qualquer outro homem. 8 Então os chefes dos filisteus trouxeram a Dalila sete cordas de nervos, ainda não secados, com as quais ela o amarrou. 9 Ora, tinha ela em casa uns espias sentados na câmara interior. Então ela disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! E ele quebrou as cordas de nervos, como se quebra o fio da estopa ao lhe chegar o fogo. Assim não se soube em que consistia a sua força.

SEGUNDA TENTATIVA! (HELLO!!! NÃO PERCEBEU NADA­??)
Juízes 16:10 Disse, pois, Dalila a Sansão: Eis que zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me agora com que poderia ser a amarrado. 11Respondeu-lhe ele: Se me amarrassem fortemente com cordas novas, que nunca tivessem sido usadas, então me tornaria fraco, e seria como qualquer outro homem. 12 Então Dalila tomou cordas novas, e o amarrou com elas, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! E os espias estavam sentados na câmara interior. Porém ele as quebrou de seus braços como a um fio.

TERCEIRA TENTATIVA (VAMOS SER SINCEROS... JÁ NÃO ACONTECEU CONOSCO TAMBÉM? DIANTE DOS NOSSOS OLHOS?)
Juízes 16:13 Disse Dalila a Sansão: Até agora zombaste de mim, e me disseste mentiras; declara-me pois, agora, com que poderia ser amarrado. E ele lhe disse: Se teceres as sete tranças da minha cabeça com os liços da teia. 14 Assim ela as fixou com o torno de tear, e disse-lhe: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Então ele despertou do seu sono, e arrancou o torno do tear, juntamente com os liços da teia. 15 Disse-lhe ela: como podes dizer: Eu te amo! não estando comigo o teu coração? Já três vezes zombaste de mim, e ainda não me declaraste em que consiste a tua força.

A DERROTA!
16:16 E sucedeu que, importunando-o ela todos os dias com as suas palavras e molestando-o, a alma dele se angustiou até a morte. 17 E descobriu-lhe todo o seu coração, e disse-lhe: Nunca passou navalha pela ninha cabeça, porque sou nazireu de Deus desde o ventre de minha mãe; se viesse a ser rapado, ir-se-ia de mim a minha força, e me tornaria fraco, e seria como qualquer outro homem. 18 Vendo Dalila que ele lhe descobrira todo o seu coração, mandou chamar os chefes dos filisteus, dizendo: Subi ainda esta vez, porque agora me descobriu ele todo o seu coração. E os chefes dos filisteus subiram a ter com ela, trazendo o dinheiro nas mãos.

Provérbios 4:23 Guarda com toda a diligência o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

19 Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e mandou chamar um homem para lhe rapar as sete tranças de sua cabeça. Depois começou a afligi-lo, e a sua força se lhe foi. 20 E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão! Despertando ele do seu sono, disse: Sairei, como das outras vezes, e me livrarei. Pois ele não sabia que o Senhor se tinha retirado dele.
O RESULTADO
Cadeias e escravidão.
Desobediência leva a cair em armadilhas.
Armadilhas levam a dores, sofrimento.
Perdas.
E, sejamos sinceros, no fundo parece que sabíamos do que aconteceria... mas... nós somos mais espertos.
Cair é para os outros...
Eu me garanto!
Juízes16:21 Então os filisteus pegaram nele,arrancaram-lhe os olhos e, tendo-o levado a Gaza, amarraram-no com duas cadeias de bronze; e girava moinho no cárcere.
A derrota ao inimigo leva a este tipo de conseqüências.
Perda de visão.
Andar em círculos.
Cativeiro.

A RESTAURAÇÃO
Começou antes que ele soubesse. Antes que Sansão se arrependesse, caísse em si, pedisse ajuda, Deus já estava operando. Quando seu cabelo crescia, o poder de Deus voltava a operar em Sansão.
Juízes 16:22 Todavia o cabelo de sua cabeça, logo que foi rapado, começou a crescer de novo: 
Enquanto o inimigo celebrava a vitória, com seu deus, Deus preparava a continuidade de Sua obra.
Na vida do próprio Sansão.
Juízes 16:23 Então os chefes dos filisteus se ajuntaram para oferecer um grande sacrifício ao seu deus Dagom, e para se regozijar; pois diziam: Nosso deus nos entregou nas mãos a Sansão, nosso inimigo. 25 E sucedeu que, alegrando-se o seu coração, disseram: Mandai vir Sansão, para que brinque diante de nós. Mandaram, pois, vir do cárcere Sansão, que brincava diante deles; e fizeram-no estar em pé entre as colunas.

A ORAÇÃO
Um último pedido por força... será que era só isso o que Deus queria para Sansão? Jamais saberemos. Talvez, ele nem precisasse morrer neste momento... mas estava sem visão, estava desgostoso demais com o rumo que sua vida tinha tomado.
Queria apenas concluir sua obra.
E Deus, com certeza, continuaria a Sua.
Juízes 16:28 Então Sansão clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor Deus! Lembra-te de nunm e firtakece-me agora só esta vez, ó Deus.
Para derrotar o inimigo: Sansão decide morrer!
Juízes 16:29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, arrimando-se numa com a mão direita, e na outra com a esquerda. 30 E bradando: Morra eu com os filisteus!

Pensamentos
Esta é uma lição para todos nós.
Todos nós temos fraquezas que podem nos levar à derrota.
Somos pecadores.
Nossas vidas começam geralmente, bem.
E então, o inimigo descobre um ponto fraco, toma partido disso, e nos derrota, atacando sempre quando estamos mais fracos.
Nós normalmente damos a ele uma fortaleza, de alguma maneira.
Sempre por conta do nosso pecado.
Normalmente, muitos de nós brincamos com o pecado.
Andamos na beiradinha.
No limite!
Se nós brincamos com fogo, vamos acabar queimados, e a derrota é pela nossa falha.
Além de pecado, fazemos más escolhas.
Com certeza, uma coisa está ligada a outra...
Amizades inadequadas.
Relacionamentos errados.
Lugares na divisa com o inferno.
Falhamos.
Enquanto não vemos as conseqüências, prosseguimos como se nada tivesse acontecido.
Quando vem a realidade, quando a vida nos apresenta a fatura, caímos em nós mesmo...
Parece que não existe mais saída, e que nossa vida agora acabou.
Fizemos isso a nós mesmos.
Sofremos, e vemos que estamos chegando ao fim da linha.
Parece não haver mais escapatória.
Agora, a escolha é nossa.
O fim está chegando.
Mas precisamos pensar enquanto tudo acontece.
Enquanto estamos vivos, nós ainda temos uma escolha.
Morreremos na derrota, ou lutaremos pela vitória?
Se orarmos e pedir a Deus que nos fortaleça, ainda que seja uma última vez, Ele vai nos dar o que precisamos para completar nossas vidas em força e vitória.
A verdade, a partir disso, é que seremos lentamente restaurados (... o cabelo de Sansão demorou muitos meses até ficar comprido, no tamanho certo...), mas não mais recuperaremos a mesma forma que estávamos antes.
O pecado deixa marcas.
Conseqüências.
Por isso, precisamos pensar antes.
Orar antes.
Considerar antes.
Há caminho que ao homem parece direito, mas ao fim são caminhos de morte.
Escolha a vida. Escolha Jesus.
Aproveite o novo tempo que se abre diante de você, um ano novo. 
E mude.
Decida-se!
Ainda há tempo.
Feliz ano novo.
Deus abençoe sua vida ricamente em 2011!

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário