quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

GOVERNANDO O TEMPO (PARTE 2)


Esta é a segunda e última parte da meditação sobre o tema.
Biblicamente, falamos o que cremos...
E eu pergunto... QUE CREMOS?

II Coríntios 4: 13 Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, 14 sabendo que aquele que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco.

Salmo 116:10 10 Cri; por isso, falei: estive muito aflito.

O que cremos, define nosso padrão de pensamento.
Define o que enche nosso coração.
A boca fala do que está cheio o coração...
O que falamos define nossas vidas.
Este é o motivo de que SE confessarmos com a boca, cendo no coração é que somos salvos.
Há a necessidade de haver uma declarção do que se crê.
E se para a salvação é assim, para a vida cristã também o é.
Se lermos a Bíblia com cuidado nesta matéria, também vamos saber que todas as coisas já aconteceram.
Isso por que todas as coisas já aconteceram desde a Fundação do Mundo.
Assim sendo, há outro tipo de compreensão acerca do tempo em curso, em que as coisas já estão prontas!
Existem outras realidades... que precisamos crer e conhecer.
Experimentar.
Deus anuncia o que vai acontecer ANTES que aconteçam!
Ele tem recursos que precisamos conhecer.
Que já estão prontos antes mesmo que precisemos.
Fora do tempo...
Antes NO tempo.

Isaías 42: 9 Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.

Isaías 46: 9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; 10 que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;

Precisamos aprender a crer que Deus preparou para nós coisas que precisamos desde a fundação do mundo.
Fora do presente tempo!

Mateus 13:34 Todas estas coisas disse Jesus às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia; 35 para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta: Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo.

Mateus 25:34 Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Efésios 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 4 assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor.

Hebreus 4:3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim, jurei na minha ira que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

I Pedro 1:17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, 18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, 19 mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 20 o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; 21 e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus.

Apocalipse 13: 8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Apocalipse 17: 8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição. E os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

Governamos o tempo pelo que cremos, e pelo que falamos.
Pelo que entendemos.
Pelo que conhecemos.
A Bíblia também nos ensina que há um tempo específico de visitação... para cada um de nós.
Um tempo oportuno. Um Kairós de Deus, que se revela dentro do nosso Kronos.

Lucas 19:41 E, quando ia chegando, vendo a cidade, chorou sobre ela, 42 dizendo: Ah! Se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas, agora, isso está encoberto aos teus olhos. 43 Porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todas as bandas, 44 e te derribarão, a ti e a teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.

Precisamos aprender a reconhecer os tempos...
Acima de tudo, precisamos conhecer o tempo de visitação...
JESUS NOS VISITA HOJE!

Por outro lado, quando tentamos fazer as coisas acontecerem como nós desejamos que aconteçam... Pecamos!
Isso pro que nos movemos em manipulação, angústia, ansiedade...
NQueremos que as coisas aconteçam.
E não queremos esperar que as coisas aconteçam.
Queremos saber o tempo em que vão acontecer...
Queremos SABER que VÃOacontecer!
Isso nos leva a ir contra a Palavra:

Filipenses 4:6  Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. 7  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Quando eu ando ansioso, o meu coração e mente estão expostos e vulneráveis.
Neste caso, não nos movemos em fé, mas geramos por medo.
E o que geramos no medo, é contrário à Palavra de Deus.

I Pedro 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.  KAIRÓS!

Mateus 6:25 Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. 34 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Mateus 6:11 ... o pão nosso de cada dia dá-nos hoje;

Lucas 11:3 ... o pão nosso cotidiano dá-nos de dia em dia;

Deus tem o suprimento para cada dia.
Ele espera que eu produza suprimento para cada dia, contando com a SUA benção.

Adicionalmente, há um mal espreitando para cada dia.
Se eu avanço, para tentar resolver todos os dias futuros, como por exemplo meus problemas para o mês que vem, semestre que vem, ou ano que vem, é como que se eu estivesse iniciando uma luta contra o futuro... Contra inimigos no futuro,  sobre os quais eu não tenho autoridade.
Deus já os venceu... no tempo adequado.
No dia dEle... não no meu dia imediato... não quando eu quero... nem quando faço manha...
Não no dia que eu quero, mas, quando me movo por Fé, e descanso, será quando for o dia dEle!

Ansiedade é como preocupação: ficar ocupado antes da hora!
Gastar energia ANTES da hora. Não aproveito o dia que o Senhor fez!
Na verdade, é como se eu tentar MANIPULAR a Deus!
Muitos fazem assim!
Se o Senhor não fizer, eu saio da igreja...
Eu não dou mais meu dízimo...
Eu vou voltar para a balada... E outras coisas ridículas semelhantes...

Salmo 118: 24  Este é o dia que o SENHOR fez; regozijemos-nos e alegremos-nos nele. 25 Oh! Salva-nos, SENHOR, nós te pedimos; oh! SENHOR concede-nos prosperidade!

Dominar o tempo tamvém significa aproveitar o tempo que o Senhor me dá hoje. Este é o dia!
Vou me alegrar, vou usufruir. O presente é o "presente" de Deus para mim. No português dá para fazermos este trocadilho...
 Devo estar feliz no meu HOJE.
Devo exercer autoridade sobre o dia de hoje.
VIVER O MELHOR HOJE...

Romanos 8:25  Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos.

Romanos 15:4  Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.

II Coríntios 6:4  Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias,

Hebreus 6:15  E assim, depois de esperar com paciência, obteve Abraão a promessa.

Tiago 5:7  Sede, pois, irmãos, pacientes, até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador aguarda com paciência o precioso fruto da terra, até receber as primeiras e as últimas chuvas.

Tiago 5:11  Eis que temos por felizes os que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo.

I Pedro 2:20  Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.

Que de alguma forma, em alguma das visões acerca do tempo ,o Senhor o ajude a organizar a sua vida, a ter sua fé ampliada na Palavra de Deus, e, principalmente, a encontrar paz!
SHALOM!

Hoje!

Abraço,

Haroldo Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário