terça-feira, 24 de julho de 2012

LIBERDADE NO CATIVEIRO


Daniel foi injustamente levado ao cativeiro na Babilônia.
Os pecados de seus reis, príncipes, autoridades, antepassados e pais, desembocaram em um momento que o próprio Deus os havia advertido, e que resultaria em graves consequências.
Por que não ouviram a palavra de admoestação do Senhor, foram levados ao cativeiro.
E Daniel, com sabedoria, e apesar de cativo, livre emocionalmente, encontrou seu caminho mesmo no cativeiro.
Agradou a Deus, fez história, venceu provações de sua fé, foi livre, enriqueceu, influenciou a humanidade...
Embora tenha morrido no cativeiro.
Não é impressionante esta história?
Veja comigo alguns pontos importantes para refletirmos acerca de Daniel e de sua experiência tão especial...
E, claro, o que isso tem a ver com você, e comigo, hoje...

1.       Assim como Daniel, vivemos em um cativeiro, desde o dia em que nascemos por conta do pecado de Adão.
Também, podemos entender que decisões ou erros de nossos antepassados familiares ou nossos pais, ou ainda outras pessoas em nossas vidas, podem nos ter trazido a um lugar em que não gostaríamos de estar.
Além disso, nossas próprias decisões erradas podem nos ter trazido a um lugar em que não queremos estar...
Conforme fez Daniel, precisamos entender por que viemos parar nesta situação.
O único lugar em que vamos encontrar respostas é na Palavra de Deus.
Nos livros dos profetas, e nas palavras dos profetas contemporâneos.
Daniel agiu diferente de todos os que foram levados para lá, e ainda melhor que seus amigos Ananias, Misael e Azarias que também agiram diferentemente dos demais.
Jeremias 25: 7 Todavia não me escutastes, diz o Senhor, mas me provocastes à ira com a obra de vossas mãos, para vosso mal. 8 Portanto assim diz o Senhor dos exércitos: Visto que não escutastes as minhas palavras 9 eis que eu enviarei, e tomarei a todas as famílias do Norte, diz o Senhor, como também a Nabucodonosor, rei de Babilônia, meu servo, e os trarei sobre esta terra, e sobre os seus moradores, e sobre todas estas nações em redor  e os destruirei totalmente, e farei que sejam objeto de espanto, e de assobio, e de perpétuo opróbrio. 10 E farei cessar dentre eles a voz de gozo e a voz de alegria, a voz do noivo e a voz da noiva, o som das mós e a luz do candeeiro.

2.       No cativeiro, precisamos entender quanto tempo vai durar esta situação.
Não é aqui o lugar do nosso tesouro futuro...
Mas apesar de termos sido trazidos para determinadas situações por conta do erro de outras pessoas, podemos crer que Deus quer que prosperemos e nos multipliquemos AQUI!
Precisamos entender, no caso de nossa vida natural, em que nascemos neste sistema, que Deus tem uma tremenda provisão para vivermos aqui.
Sairemos deste cativeiro apenas quando morrermos...
Ou melhor, e especialmente, quando formos arrebatados...
Mas, aqui, Deus tem provisão para que prosperemos, cresçamos, e possamos fazer a diferença na vida de muitos.
Além disso, somos chamados como profetas desta geração, e precisamos orar para abençoar este lugar em que estamos.
Sua cidade, seu estado, seu país, recebem uma bênção através de suas palavras...
Pense nisso.
Jeremias 29:4 Assim diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, que eu fiz levar cativos de Jerusalém para Babilônia: 5 Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto. 6 Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais. 7 E procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz.
Jeremias 25:11 E toda esta terra virá a ser uma desolação e um espanto; e estas nações servirão ao rei de Babilônia setenta anos. 12 Acontecerá, porém, que quando se cumprirem os setenta anos, castigarei o rei de Babilônia, e esta nação, diz o Senhor, castigando a sua iniquidade, e a terra dos caldeus; farei dela uma desolação perpetua.

3.       Quando entendemos que estamos no cativeiro, precisamos de arrependimento e de uma decisão firme de não nos contaminarmos com o Sistema!
Isso, claro, se quisermos ser bem sucedidos, e aprender com a experiência e os ensinos trazidos pela vida de Daniel.
Daniel 1:8 Daniel, porém, decidiu firmemente no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
Daniel 9:3 Eu, pois, dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. 4 E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: ó Senhor, Deus grande e tremendo, que guardas o pacto e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; 5 pecamos e cometemos iniquidades, procedemos impiamente, e fomos rebeldes, apartando-nos dos teus preceitos e das tuas ordenanças. 6 Não demos ouvidos aos teus servos, os profetas, que em teu nome falaram aos nossos reis, nossos príncipes, e nossos pais, como também a todo o povo da terra.

4.       Mas aqui, no cativeiro, precisamos lembrar ou conhecer o caráter de Deus.
Daniel 9: 7 A ti, ó Senhor, pertence a justiça,
                9 Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia e o perdão;
               14b ... pois justo é o Senhor, nosso Deus, em todas as obras que faz;

5.       Entenda ainda, que, embora estejamos no cativeiro, não podemos esquecer quem somos. Estamos de passagem e nosso destino final não é aqui.
Nossa pátria está nos céus. Somos cidadãos celestiais, se conhecemos a Jesus como Senhor e Salvador...
Daniel 9:19 ó Senhor, ouve; ó Senhor, perdoa; ó Senhor, atende-nos e põe mãos à obra sem tardar, por amor de ti mesmo, ó Deus meu, porque a tua cidade e o teu povo se chamam pelo teu nome.

6.       Estando no cativeiro, se entendermos e seguirmos estes passos, devemos ter a expectativa da Sua resposta. E sempre é necessário termos FÉ!
Daniel 9:20 Enquanto estava eu ainda falando e orando, e confessando o meu pecado, e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus, 21 sim enquanto estava eu ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente, e tocou-me à hora da oblação da tarde.

7.       O objetivo da resposta de Deus é nos tornar sábios e entendidos aqui, e para o futuro.
Talvez, pela dimensão dos erros ou estragos naturais causados pelos antepassados ou por você mesmo, existam circunstâncias que não seja mais possível Deus reparar.
Pessoas que adulteraram por exemplo, e tiveram um filho fora do casamento, não tem como esperar que Deus providencie alguma solução que solucione o problema... entende?
Existem coisas que não podem ser reparadas... embora não mude o fato que Deus está no controle e pode nos abençoar mesmo dentro de situações que não possam mais ser mudadas.
Daniel 9:22 Ele me instruiu, e falou comigo, dizendo: Daniel, vim agora para fazer-te sábio e entendido. 23 No princípio das tuas súplicas saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, pois és muito amado; considera, pois, a palavra e entende a visão.

8.       A compreensão desta situação levou Daniel a, embora não poder ser liberto do cativeiro babilônico, ter uma vida muito mais profunda, produtiva e influenciadora.
Mesmo a partir do cativeiro, ele influenciou o mundo da sua época. E ainda, sua vida e a minha, mais de dois mil anos depois...
Conhecer os propósitos de Deus, conhecer a Sua Palavra, obedecer aos Seus preceitos, o levou muito mais além do que poderia ter vivido e também a uma revelação maior e mais profunda.
Este mesmo recurso está disposto para você e para mim, hoje...
Daniel 12:1 Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. 2 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. 3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que converterem a muitos para a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. 4 Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
Daniel 12:13 Tu, porém, vai-te, até que chegue o fim. Tu repousarás e então no fim dos dias levantarás para receber a tua herança.

Minha pergunta hoje é o que você vai fazer diante da situação que está vivendo?
Vai abaixar a cabeça, desanimar...
Desistir?
Ou vai, como um Daniel contemporâneo, levantar sua cabeça e enfrentar o que está diante de você?
Vamos vencer mesmo estando ainda inseridos em um cativeiro babilônico?
Esta escolha é sua, e você está encorajado a se levantar e vencer.
Hoje!

Deus abençoe!

Abraço,

Haroldo Maranhão Esta foi uma palavra que eu preguei na igreja no mês de Julho.
Se quiser assistir a esta ministração , clique aqui ou aqui para assistir gratuitamente no canal da Igreja no YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário