sábado, 12 de outubro de 2013

CONFESSAR E HOMOLOGAR A PALAVRA DE DEUS


Existem verdades espirituais que são negligenciadas em nossa vida cristã diária.
Muitas vezes, por que o diabo nos roubou conceitos  no passado, misturou verdades com mentiras, expôs em seitas contrárias à Palavra, e cristãos rejeitam por que agora, “parecem com coisas das trevas”...
Isso acontece com muitas coisas, como manifestações do Espírito Santo que são confundidas com manifestações das trevas ou com histerias.
Acontece com a forma de muitos orarem, determinando coisas não a Deus, óbvio, mas falando ao mundo natural e espiritual como o próprio Jesus fazia...
E também acontece com o poder que há em se confessar a Palavra de Deus.
Pelo fato de que o catolicismo, por exemplo, estabeleceu o rosário, com repetições sem fim, muitos cristãos caíram no engano de que repetir a Palavra de Deus é nulo.
Tomaram equivocadamente o texto em que Jesus (Mateus 6:7) denuncia “vãs repetições” assumindo que o que estava errado eram as repetições, quando o alerta de Jesus era contra as “vãs”...
Vãs e vazias são as repetições pelas repetições...
As repetições em fé são poderosas em Deus!
E quero compartilhar textos aqui que fundamentem esta prática, e possam ser bênção em sua vida, se é que você crê no poder que há na Palavra de Deus!
Mas antes, vamos entender este texto:

Colossenses 2:6 Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graças.

E mais este...
Filipenses 2:12-16 Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

Se os associarmos a este, começaremos a entender alguns princípios importantes:
Romanos 10:9-10 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

A questão é... como recebemos a Jesus como Senhor?
A salvação se estabelece na vida de uma pessoa passando por CRER no coração, e CONFESSAR com a boca...
Não adianta crer sem confessar...
Não adianta confessar sem crer...
Assim, entre outros aspectos que devemos considerar para desenvolvermos nossa salvação segundo Paulo, não podemos deixar de considerar a verdade de que há poder em crermos com o coração e confessarmos a Palavra de Deus em TODAS as situações da nossa vida!
Este princípio vai se aplicar, por exemplo, para que obtenhamos perdão para os nossos pecados...
Precisamos CONFESSAR nossos pecados!
E só confessaremos nossos pecados se CRERMOS, realmente, que pecamos...
E se crermos que o que a Bíblia diz que é pecado, é pecado!
Senão, é “vã confissão”...
Afinal, isso é verdade por que sabemos que Deus vê nossos corações...
I João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Portanto, SE não CONFESSARMOS não há perdão!
Mas sabe por que confessar a Palavra é tão poderoso?
Por que segundo o comentarista STRONG a palavra confessar em grego trás um conceito muito mais poderoso, que é o mesmo que HOMOLOGAR!

3671 - ομολογια (homologia) do mesmo que 3670
1) declaração
1a) subjetivamente: o que professamos ser nosso
1b) objetivamente: declaração [confissão] i. e., o que alguém declara [confessa].

3670 - ομολογεω (homologeo) de um composto da raiz de 3674 e 3056; TDNT- 5:199,687;
1) dizer a mesma coisa que outro, i. e., concordar com, consentir
2) conceder 2a) não rejeitar, prometer 2b) não negar 2b1) confessar 2b2) declarar 2b3) confessar, i. e., admitir ou declarar- se culpado de uma acusação
3) professar 3a) declarar abertamente, falar livremente 3b) professar a si mesmo o adorador de alguém
4) louvar, celebrar.

Homologar (segundo o dicionário): v.t. Aprovar, confirmar oficialmente, juridicamente: homologar um ato administrativo, uma sentença.

Tenho prazer em entender, segundo esta melhor compreensão da palavra grega original, que, se eu confesso, eu CONCORDO COM O QUE DEUS PROVIDENCIOU EM SUA ETERNA SABEDORIA E PROVISÃO!
Eu declaro que é A verdade, abertamente e livremente...
Quando concordamos com Deus e confessamos Sua Palavra manifestamos algumas coisas:

1. Confessamos que cremos nas promessas do Senhor que é FIEL:
Hebreus 10:23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.
Hebreus 3:1-2 Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus, o qual é fiel àquele que o constituiu (Deus O Pai), como também o era Moisés em toda a casa de Deus.

2. Confessamos a Jesus, e Ele nos confessa!
Lucas 12:8-9 Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
I Joao 4:15-16 Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus. E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
Apocalipse 2:5 O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

3. Confessamos e mantemos firme nossa confissão, pois há oposição, mas Jesus nos auxilia!
Hebreus 4:14-16 Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.

4. Confessamos em fé, e influenciamos a nossos irmãos!
II Coríntios 9:13 Visto como, na prova desta ministração, glorificam a Deus pela obediência da vossa confissão quanto ao evangelho de Cristo e pela liberalidade com que contribuís para eles e para todos.

5.JESUS É O NOSSO MODELO DE CONFISSÃO
I Timóteo 6:12-16 Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas. Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, e que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!

CONCLUSÃO: Qual foi a confissão de JESUS?

João 18:35-37 Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui. Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

Jesus em meio a maior oposição de Sua vida...
O momento crucial de ir para a cruz, teve mais uma oportunidade de abandonar Sua decisão, e nos abandonar à própria sorte por conta do pecado.
Ele poderia não ter ido!
E naquele momento, diante de Pilatos, Jesus teve a oportunidade de desistir...
Mas manteve sua posição ao confessar que “Ele nasceu e veio ao mundo para estabelecer o Reino de Deus aqui”.
Veio dar testemunho da Verdade da Palavra de Deus declarada desde o Éden para solucionar o pecado do mundo.
Jesus não veio fundar a igreja evangélica, nem o cristianismo, mas “veio buscar e salvar o que se havia perdido”...
Jesus diante da maior oposição que alguém pode passar manteve firme a Sua confissão.
Que nós possamos manter nossa confissão firme!
Que possamos perseverar em Sua Palavra.
Que possamos desenvolver a nossa Salvação...
Até aquele Dia.
Se você quiser assistir no YouTube minha ministração sobre esta palavra, clique aqui, pois, é claro, ao longo de uma pregação posso ser mais claro no que trago aqui para sua reflexão.

Que Deus nos abençoe!
Abraço,

Haroldo Maranhão