quinta-feira, 19 de abril de 2012

O CORDEIRO VERDADEIRO


A reflexão que fizemos na Páscoa foi muito importante.
Pelo menos para mim.
Compartilho aqui abaixo, o meu esboço, e, se você quiser, pode ouvir o meu áudio, ou baixá-lo gratuitamente, clicando aqui.
Meu entendimento é que somos bombardeados todos os anos com falsas imagens e impressões acerca de Jesus.
O Cristo, Filho do Deus vivo.
O Cordeiro Pascal.
O Verdadeiro, que com Seu sangue derramado comprou para Deus Pai gente de toda tribo, língua, povo e nação.
Aqueles que nEle creem.
Com base nesta informação, percebo que na verdade, pouco ou nada sabemos acerca do Cordeiro em um aspecto real e bíblico. Atual.
Temos uma imagem de um Jesus frágil, pregado na cruz, com pouca ou nenhuma ênfase sobre sua ressurreição, que é o fato mais importante acerca de Sua obra.
Se ele não ressuscitou, é vã a nossa fé como ensina o Apóstolo Paulo.
Mas ele verdadeiramente ressuscitou.
Nem o império Romano conseguiu suprimir com esta verdade...
Mas veja, ele não morreu efetivamente na Páscoa...
Mas antes.

O Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo
Apocalipse 13:8 E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Nós nem mesmo entendemos que sua aparência hoje não é a mesma dos filmes de Páscoa...
Lembre que nem mesmo seus discípulos o reconheceram...
Como no caminho de Emaús...
João, quando o viu, caiu como morto, como lemos em Apocalipse capítulo 1.

Quem é JESUS hoje?
Apocalipse 5:6 Nisto vi, entre o trono e os quatro seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7  E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado sobre o trono. 8 Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9 E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; 10 e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra. 11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares, 12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor. 13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos: 14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram.

Hoje, ou melhor, agora, enquanto você lê este post, é declarado no céu que Ele é Digno de TODA adoração que se faz ali.
Tanto agora, como em breve.
Em sua primeira vinda, foi até mesmo julgado pelo tribunal de César e do Sinédrio.
Entretanto, não é mais assim...

AGORA, O Cordeiro é quem libera o Juízo sobre a terra.
Apocalipse 6:1 E vi quando o Cordeiro abriu um dos sete selos, e ouvi um dos quatro seres viventes dizer numa voz como de trovão: Vem!

Apocalipse 14:9 Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na fronte, ou na mão, 10 também o tal beberá do vinho da ira de Deus, que se acha preparado sem mistura, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

Não apenas Ele julgará as nações com justiça...
Mas o início deste juízo, de Sua Ira, será, de alguma forma, algo público.
Notório...
Visível e... imagino, assustador... 

E os habitantes da terra saberão!
Apocalipse 6:16 e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos da face daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;

Mas neste momento, não precisamos estar aqui, para sofrer as consequências deste juízo...
Há um convite para estarmos em outro ambiente...

Todos os que são Seus estarão diante dEle!
Apocalipse 7:9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.

Apocalipse 7:14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. 17porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.

Apocalipse 12:11 E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.

Mesmo que se levante o falso cristo... o anticristo...

Embora o anticristo se manifeste...
Apocalipse 13:11  E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como dragão.

A vitória é de Jesus, O Cordeiro! E nós, os que cremos, estaremos JUNTO com ELE!
Apocalipse 17:13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. 14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os que estão com ele, os chamados, e eleitos, e fiéis.

Toda a adoração é devida a Jesus, o Cristo, O Cordeiro!

A ADORAÇÃO é de Jesus, O Cordeiro!
Apocalipse 14:1  E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o nome dele e o nome de seu Pai. 2 E ouvi uma voz do céu, como a voz de muitas águas, e como a voz de um grande trovão e a voz que ouvi era como de harpistas, que tocavam as suas harpas. 3  E cantavam um cântico novo diante do trono, e diante dos quatro seres viventes e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil, aqueles que foram comprados da terra. 4 Estes são os que não se contaminaram com mulheres; porque são virgens. Estes são os que seguem o Cordeiro para onde quer que vá. Estes foram comprados dentre os homens para serem as primícias para Deus e para o Cordeiro.

Apocalipse 15:2 E vi como que um mar de vidro misturado com fogo; e os que tinham vencido a besta e a sua imagem e o número do seu nome estavam em pé junto ao mar de vidro, e tinham harpas de Deus. 3 E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos. 4 Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.

Ele estará Se preparando para Suas Bodas com Sua Noiva.
Você  fará parte?

AS BODAS são para O Cordeiro!
Apocalipse 19:7 Regozijemo-nos, e exultemos, e demos-lhe a glória; porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e já a sua noiva se preparou, 8 e foi-lhe permitido vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são as obras justas dos santos. 9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

Apocalipse 21:9 E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro.

Não haverá mais necessidade de igrejas, ou santuários...

O Cordeiro é o próprio Santuário
Apocalipse 21:22 Nela não vi santuário, porque o seu santuário é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.

Na verdade, Ele é a Fonte de TODAS as coisas.

O Cordeiro é a Fonte
Apocalipse 22:1 E mostrou-me o rio da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.  2 No meio da sua praça, e de ambos os lados do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a cura das nações. 3 Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão,  4 e verão a sua face; e nas suas frontes estará o seu nome. 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos. 6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos espíritos dos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer. 7 Eis que cedo venho; bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

E Ele tem em Suas mãos o livro da Vida, o Livro da Vida do Cordeiro.

O Livro da Vida é do Cordeiro
Apocalipse 21:23 A cidade não necessita nem do sol, nem da lua, para que nela resplandeçam, porém a glória de Deus a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. 24 As nações andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória. 25 As suas portas não se fecharão de dia, e noite ali não haverá; 26 e a ela trarão a glória e a honra das nações. 27 E não entrará nela coisa alguma impura, nem o que pratica abominação ou mentira; mas somente os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

E eu pergunto... seu nome está inscrito lá meu querido?

O Sangue do Cordeiro é o ÚNICO acesso!
Apocalipse 22:14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Conheça o Jesus Cristo verdadeiro. Não aceite imitações falsas...
Mesmo que sejam baseadas em verdades do passado...
Ele vive!
Ele reina...
Ele salva...
E, em breve... muito breve, voltará.
Apenas o sangue do Cordeiro dá o acesso a este lugar.
Não a religião, não as obras, não ir na igreja...
Mas arrependimento de pecados, conversão genuína, lavagem pelo Sangue do Cordeiro.
Você já teve esta experiência?
Hoje é o seu dia.
Faça isso agora mesmo.
Se precisar de ajude, conte conosco por aqui.
Deus abençoe sua vida,

Haroldo Maranhão

QUE ERA, QUE É, E QUE HÁ DE VIR... PARTE 3


Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:8


Bem amigos, como falei nos posst anteriores, nos cultos de quarta feira aqui na igreja, estivemos orando e meditando em busca do Espírito Santo, e de um avivamento que venha sobre nós nestes últimos dias.
Como já compartilhei, temos uma palavra liberada pelo nosso Apóstolo, Arles Marques de entrarmos neste mover.
Ao longo destas três quartas feiras, estivemos nos movendo no que discernimos no Espírito como uma preparação, ou um "aquecimento" nesta busca.
Este tem sido o conteúdo predominante também das nossas reuniões de quinta feira, nas reuniões do Vinho Novo, que nos levou a criar este BLOG.
Aliás, se quiser, acompanhe nossas reuniões ao vivo, todas as quintas feiras, oito da noite.
Se preferir, pode também assistir aos arquivos das reuniões, gratuitamente.
Tanto para o conteúdo ao vivo, quanto para o conteúdo gravado, você pode acessar clicando aqui.
Como dissemos, cremos qeu Jesus é aquele que era, que é, e que há de vir.
Esta palavra, portanto, embora seja, claramente, uma palavra profética para um tempo futuro, também é uma palavra para hoje.
Sim, HOJE!
Palavra profética, e atual.
Assim, se buscarmos o entendimento contido nas palavras de Jesus, experimentaremos tudo o que Ele planejou quando as declarou.
Compartilho aqui a última de três.
Falamos sobre Jesus, aquele que há de vir...
Esta é a última parte deste estudo.

Jesus, que há de vir...

Apocalipse 3:7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre:

Veja que vivemos sempre uma manifestação de falsos deuses...
Falsas adorações.
Todos os caminhos não levam a Deus, sendo tão diferentes.
Segundo a Palavra do próprio Deus, apenas Jesus é O Caminho.
O Único Caminho...
Só Ele é O Senhor, e tem as chaves.
“São” Pedro não tem...

8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar),

Ele sempre nos conhece.
Nossas obras, como falamos nas postagens anteriores.
E embora saiba que temos pouca força... 

... que tens pouca força,

Nos oferece recursos suplementares.
Poderosos.
Proféticos.
Celestiais:

1.       Joel 3:10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte. 11  Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e ajuntai- vos; para ali, ó Senhor, faze descer os teus valentes.

2.       II Coríntios 12:9 E ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo. 10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte.

 ... entretanto guardaste a minha palavra...

Estes recursos estão disponíveis para os que guardam a Sua Palavra...

Salmos 119:11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

II Coríntios 4:13 Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos, 14 sabendo que aquele que ressucitou o Senhor Jesus, nos ressuscitará a nós com Jesus, e nos apresentará convosco.

Mateus 12:34 Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. 35 O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

        I Timóteo 6:12  Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. 13 Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te 14 a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo;

        Hebreus 3:1 Pelo que, santos irmãos, participantes da vocação celestial, considerai o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus.

        Hebreus 4:14 Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão.

         Hebreus 10:23 ...retenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, porque fiel é aquele que fez a promessa.

e não negaste o meu nome. 9 Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem, - eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo. 10 Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra. 11 Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa. 12 A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, donde jamais sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome. 13 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas...

Enquanto aguardamos Sua vinda...
Seja para se manifestar em nossa vida nestes dias...
Seja Sua vinda gloriosa, sejamos perseverantes na Palavra, nas Obras, na Fé.

Que Deus nos abençoe e capacite para isso, em Nome de Jesus.

Abraço,

Haroldo Maranhão

quarta-feira, 11 de abril de 2012

QUE ERA, QUE É, E QUE HÁ DE VIR... PARTE 2


Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:8

Bem amigos, como falei no post anterior, nos cultos de quarta feira aqui na igreja, estamos orando e meditando em busca do Espírito Santo, e de um avivamento que venha sobre nós nestes últimos dias.
Temos uma palavra liberada pelo nosso Apóstolo, Arles Marques de entrarmos neste mover.
Ao longo de três quartas feiras, iniciando a semana retrasada, o que discernimos no Espírito como uma preparação, ou um "aquecimento" nesta busca, estamos tratando de entender como nos movemos em fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
Este tem sido o conteúdo predominante também das nossas reuniões de quinta feira, nas reuniões do Vinho Novo.
Aliás, se quiser, acompanhe nossas reuniões ao vivo, todas as quintas feiras, oito da noite.
Se preferir, pode também assistir aos arquivos das reuniões, gratuitamente.
Tanto para o conteúdo ao vivo, quanto para o conteúdo gravado, você pode acessar clicando aqui.
Voltando para o conteúdo das quartas feiras, temos sido visitados pelo Espírito Santo.
A primeira quarta feira foi de uma luta terrível para abrirmos o céu.
Já ontem foi tremendo...
Deus foi muito bom conosco, que estivemos na reunião de oração.
Mas voltando, quero compartilhar um discernimento, como já escrevi semana passada, que tem norteado estas reuniões...
Jesus é aquele que era, que é, e que há de vir.
Esta palavra, portanto, embora seja, claramente, uma palavra profética para um tempo futuro, também é uma palavra para hoje.
Sim, HOJE!
Palavra profética, e atual.
Assim, se buscarmos o entendimento contido nas palavras de Jesus, experimentaremos tudo o que Ele planejou quando as declarou.
Compartilho aqui a segunda palavra de três.
Hoje, falamos de Jesus aquele que é...
Que é...
Apocalipse 3:1 Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas:

Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto.

Esta palavra morto vem do grego νεκρός nekros nek-ros', que fala de necrópsia. Vem aparentemente de uma palavra primária νέκυς nekus (um cadáver); morto (literalmente ou figuradamente; também um nome): - morto.

Muitos que professam fé em Jesus, o Autor da vida, e vida em abundância vivem, aparentemente, como que mortos...
A vida passa... e não vivem.
Presos.
Sem vida.
No passado, em situações, em pecado.
Presos por satanás.
Com aparência de mortos.
E estes recebem uma exortação:

2 Sê vigilante, e confirmao restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus.

Sobre obras perfeitas,podemos ler algo em Tiago!

Tiago 1:2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, 3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; 4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.

Ou seja, para confirmar o restante, precisamos de perseverança.
Buscar manter uma posição como a que tratamos no último post...
Na quarta feira passada...
Sempre precisamos manter nossa posição, depois que a obtemos.
Aqui, falamos biblicamente de ser diligente.
Esta é a expectativa de Deus para nós, depois que cremos.
Ou... depois que voltamos se estivemos longe.
Mas mesmo quando voltamos, precisamos sempre manter o processo.
Vamos comparar:

TEXTO DO POST DE HOJE
3 Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

TEXTO DO POST DA SEMANA PASSADA
2:5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e volta às primeiras obras;

O arrependimento é SEMPRE necessário
Todos os dias.
Em qualquer parte do processo.
Não existe evangelho sem arrependimento...
Embora esteja sendo pregado em larga escala por aí...

4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.

5 O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida (DO CORDEIRO); antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. 6 Quem tem ouvidos, ouça o que o espírito diz às igrejas.

Para ambos versículos, quero comparar com as palavras de Jesus:
Mateus 10:32 Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus. 34 Não penseis que vim trazer paz à terra, não vim trazer paz, mas espada. 35 Por que eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; 36 e assim os inimigos do homem serão os da sua própria casa. 37 Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim. 38 E quem não toma a sua cruz, não segue após mim, não é digno de mim. 39 Quem quer achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á.

Como podemos ver, os valores de Jesus são diferentes dos nossos.
Ele tem o livro da vida.
Ele é o seu legítimo dono.
Sua forma de avlaiar quem tem seu nome inscrito é baseado em vida.
Perseverança.
Confissão.
Testemunho.
Posicionamento.
Diante de qualquer situação.
Diante de quem quer que seja.
Estes não estão mortos...
Mas vivos.
Qual o seu estado hoje?
Jesus é O caminho, A verdade, e A VIDA!
Venha para Jesus.
Hoje.
Se precisar de ajuda, conte conosco.
Se quiser acessar ao áudio da ministração de ontem, clique aqui.
Deus abençoe,

Haroldo Maranhão

terça-feira, 10 de abril de 2012

QUE ERA, QUE É, E QUE HÁ DE VIR... PARTE 1


Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.
Apocalipse 1:8

Bem amigos, nos cultos de quarta feira aqui na igreja, estamos orando e meditando em busca do Espírito Santo, e de um avivamento que venha sobre nós nestes últimos dias.
Temos uma palavra liberada pelo nosso Apóstolo, Arles Marques de entrarmos neste mover.
Ao longo de três quartas feiras, iniciando a semana passada, o que discernimos no Espírito como uma preparação, ou um "aquecimento" nesta busca, estamos tratando de entender como nos movemos em fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
Este tem sido o conteúdo predominante também das nossas reuniões de quinta feira, nas reuniões do Vinho Novo.
Aliás, se quiser, acompanhe nossas reuniões ao vivo, todas as quintas feiras, oito da noite.
Se preferir, pode também assistir aos arquivos das reuniões, gratuitamente.
Tanto para o conteúdo ao vivo, quanto para o conteúdo gravado, você pode acessar clicando aqui.
Voltando para o conteúdo das quartas feiras, quero compartilhar um discernimento.
Jesus é aquele que era, que é, e que há de vir.
Esta palavra, embora seja, claramente uma palavra profética, também é uma palavra para hoje.
Profética, e atual.
Assim, se buscarmos o entendimento contido nas palavras de Jesus, experimentaremos tudo o que Ele planejou quando as declarou.
Compartilho aqui a primeira palavra de três.
Assim, começamos por Jesus, aquele que era...

Que era...                                                                         
Apocalipse 2:1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste.

Jesus SEMPRE sabe o que estamos fazendo.
Muitos trabalhamos incessantemente na igreja...
Mas...

4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.

O que isso significa?
Que amor Jesus está falando?
Uma pista pode ser entender a palavra que Ele usou, e suas aplicações na própria Bíblia. 

Deus é ágape I João 4:8 - Deus é amor.
Aqui, falando do amor entre irmãos, o amor de um esposo com as crianças, e o amor de Deus para todos os povos.
Jesus disse: "Amai (ágape) ao senhor vosso Deus com todo vosso coração e com toda vossa alma e com toda vossa mente”. Este é o primeiro e maior de todos os mandamentos.
E o segundo é: "Amai (ágape) vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os Profetas residem nestes dois mandamentos". (Mateus 22: 37-41).
Jesus diz: "Ouvistes dizer: 'amarás (ágape) teu irmão e odiarás teu inimigo', mas eu vos digo: amai (ágape) vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam, e orai por aqueles que vos perseguem e maltratam, pois deste modo sereis filhos de vosso Pai nos céus, aquele que faz com que o sol se levante sobre o mau e sobre o bom, e faz chover sobre o justo e sobre o injusto. Se amais apenas aqueles que vos amam, que recompensa tereis?"
Paulo descreve o amor: "O amor (ágape) é paciente, o amor é amável. Sem inveja, ele não tem ostentação, ele não é orgulhoso. Não é rude, ele não é interessado, ele não se irrita facilmente, ele não mantém nenhum registro dos erros. O amor não se deleita com o mal mas rejubila com a verdade. Protege sempre, confia sempre, sempre tem esperança, sempre persevera. O amor nunca falha.” (I Coríntios, 13: 4-8).

Quando abandonamos o primeiro amor, entre outras aplicações, podemos entender que caimos da posição em que deveríamos estar...

5 Lembra-te, pois, donde caíste,

A palavra cair aqui é a palavra grega ἐκπίπτω ekpiptō que significa cair fora, especificamente ser dirigido para fora do curso original, ou figurativamente perder, tornar-se ineficiente. Ser expulso, falhar, cair fora de, tornar sem efeito. 

e arrepende-te,

A palavra usada para arrependimento é μετανοέω metanoeō ou como é conhecida na transliteração, metanóia, que podemos entender como pensar de forma diferente sempre pensando posteriormente ou depois de, ou seja, reconsiderar (moralmente se sentircompuncgido): - arrepender.

e pratica as primeiras obras;

Ou seja, se nos arrependemos mesmo, voltamos ao princípio da fé.
Nossa origem.
O lugar em que começamos.
A não conformidade com este chamamento, pode ser muito triste... 

e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. 6 Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas (os que vencem sobre o povo, liderança religiosa opressora, casta que se sente superior, clero), as quais eu também aborreço. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Bem meu querido, nesta primeira etapa o objetivo é uma reflexão interior.
Onde paramos?
Onde caímos?
Onde fomos seduzidos a sair do caminho?
Onde viemos parar?
Necessário é levantar, refletir, ouvir o Espírito Santo.
Lembre... arrependa-se e volte!
É tempo de levantar e andar.
Não fique mais caído.
Não perca mais tempo.
Não há mais tempo.
Volte ao primeiro amor...
Volte para Jesus.
HOJE!

Deus abençoe,

Haroldo Maranhão