quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A PROXIMIDADE DE DEUS... OU NÃO?


Onde Deus habita?
No Reino dos Céus...
No céu.
O que entendemos quando estamos falando sobre isso?
Se você deixar seu corpo para ser dissecado após sua morte, você  mesmo, seu ser interior, não será encontrado ali.
Aliás, nem mesmo se isso for possível em vida, abrir seu interior, isso não permitirá que você seja encontrado...
Não estamos dentro de nós mesmos...
Mas estamos...
Deus não está nos “céus”...
Mas está.
Qual céu?
Veja a história de Hagar...

Gênesis 21:17-19
17 Deus ouviu o choro do menino, e o anjo de Deus, do céu, chamou Hagar e lhe disse: “O que a aflige, Hagar”? Não tenha medo; Deus ouviu o menino chorar, lá onde você o deixou. 18 Levante o menino e tome-o pela mão, porque dele farei um grande povo”. 19 Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu uma fonte. Foi até lá, encheu de água a vasilha e deu de beber ao menino.

E a de Abraão:

Gênesis 22:11-12, 15
11 Mas o Anjo do SENHOR o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele. 12 “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.” 15 Pela segunda vez o Anjo do SENHOR chamou do céu a Abraão.

Nestas passagens céu nunca é um lugar tão distante...
Nas nuvens, na lua...
É aqui, próximo...
E a porta do céu... o acesso a Deus...
Um Deus próximo...
Onde é a tal porta?

Gênesis 28:12-19
12 E teve um sonho no qual viu uma escada apoiada na terra; o seu topo alcançava os céus, e os anjos de Deus subiam e desciam por ela. 13 Ao lado dele estava o SENHOR, que lhe disse: “Eu sou o SENHOR, o Deus de seu pai Abraão e o Deus de Isaque. Darei a você e a seus descendentes a terra na qual você está deitado. 14 Seus descendentes serão como o pó da terra, e se espalharão para o Oeste e para o Leste, para o Norte e para o Sul. Todos os povos da terra serão abençoados por meio de você e da sua descendência. 15 Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá; e eu o trarei de volta a esta terra. Não o deixarei enquanto não fizer o que lhe prometi”. 16 Quando Jacó acordou do sono, disse: “Sem dúvida o SENHOR está neste lugar, mas eu não sabia!” 17 Teve medo e disse: “Temível é este lugar! Não é outro, senão a casa de Deus; esta é a porta dos céus”. 18 Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a em pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo. 19 E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz.

E Deus falou com Moisés na presnença do povo...
Sua voz vindo do céu era assustadora...
E o povo não queria nem mesmo falar com Ele, ou ouví-lO

Êxodo 20:18-21
18 Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância 19 e disseram a Moisés: “Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos”. 20 Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar”. 21 Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava.

Esta é a interação da terra com o céu...
Ou céus...
O céu (habitação de Deus) está aqui, por que é aqui...
Deus e seus agentes espirituais estão continuamente aqui.
Agem aqui.

DEUS NÃO ESTÁ LONGE...

II Crônics 16:9
“Quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele”.

No Novo Testamento a solução veio da parte de Deus.
Jesus, ou Emanuel, Deus conosco, é a encarnação de Deus.
A sua própria revelação
Assim, a partir de agora, temos Deus mais próximo...
 
Assim, nos aproximamos mais do “PAI NOSSO QUE ESTÁ NOS CÉUS”... (Mt 6:9)

Está tão longe...
Está tão perto...
Como vamos querer entender isso?
Onde Deus está?
Abra o seu coração para Jesus...

Haroldo Maranhão

terça-feira, 22 de novembro de 2011

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO, HOJE!


Sim, eu estive na Rua Azusa.
Esta foto é uma lembrança preciosa.
Foi uma grande alegria estar perto do endereço em que ocorreu um dos últimos e mais importantes derramamentos do Espírito Santo, já há mais de 100 anos.
A foto está meio fora de foco, mas, para mim, é uma bênção pois marca uma transformação ocorrida em minha vida, já se vão aí quase 20 anos.
Uma transformação da minha maneira de crer como deveria ser minha forma de relacionamento com o Espírito Santo de Deus nestes dias.
Não sei se você crê desta maneira, mas é a vontade de Deus para nós que nós tenhamos o Espírito Santo de uma forma transbordante.
Muitos dizem que se Deus quiser, lhes dará mais do Espírito Santo...
Outros, que nunca tiveram uma experiência com Ele, ao entender que, talvez, exista algo mais, dizem que não são contrários a terem uma experiência mais profunda... mas que, se Deus quiser, pode dar mais... vão receber... não vão recusar...
Entretanto, o próprio Jesus diz que nós devemos pedir!
A verdade é que muitos de nós temos sido roubados de uma vida mais profunda com Deus, ao sermos privados da informação, do ensino, da revelação bíblica, que o Espírito Santo de Deus nos é dado sem medida.
Sim, fomos todos selados com o Espírito Santo da promessa, nós que um dia nos arrependemos de nossos pecados, e reconhecemos a Jesus, O Cristo, como nosso único Senhor e Salvador.
Sim, o Espírito Santo é o penhor da nossa salvação...
Mas...
Ele pode e quer fazer algo mais em nossas vidas.
Mas, para isso, precisamos conhecê-lO...
A coisa fica tão confusa que muitos esquecem que Ele é Deus, Espírito!
Se analisarmos historicamente, veremos que Deus lidou diretamente com o povo de Israel no Velho Testamento, apontando a vinda de Jesus, O Cristo.
Que cumprida a plenitude dos tempos, Jesus veio, e esteve por aqui durante pouco mais de 33 anos... Para realizar a tremenda e maravilhosa obra de Salvação.
E que Ele, ao subir aos céus, deixou conosco o Espírito Santo para relacionar diretamente com a Igreja até que Jesus venha...
Portanto, vivemos a era do Espírito Santo de Deus agir...
E Ele revela Jesus!
A Jesus em quem Deus fez convergir TODAS as coisas...
Assim, se você tem uma formação um pouco mais tradicional, e não tem certeza de qual é o papel do Espírito Santo nos dias de hoje, permita-me ler alguns textos da Bíblia com você.
Textos que vão mostrar que, sim, existe algo mais que você precisa conhecer, e que nem todos nós fomos apresentados...

Primeiro, precisamos pedir!

Lucas 11:13 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?

Ou seja, não é algo que você possa receber sem nem mesmo saber, ou “sem querer”, quase que “por engano”...não...
Não receberá sem crer.
É necessário que você busque... peça... queira... deseje...
Portanto, necessário é que haja fé de que esta é a vontade de Deus.
Se não cremos que é da vontade de Deus, ou que é bíblico, ou nem mesmo que é para os nossos dias, não receberemos nada...

"Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Hebreus 11:6

Deus apenas dá coisas para aqueles que crêem que ele é um galardoador, ou presenteador...

O seu objetivo é nos dar PODER para sermos mais frutíferos no testemunho!

Concordo que muitos querem ter experiências com o Espírito Santo apenas para “entretenimento gospel”na igreja, em cultos apenas de manifestação de supostas experiências com o Espírito Santo...
Não é bem esta idéia...
Entretanto, também não podemos esquecer que quando o Espírito Santo se manifestou em Atos 2, todos os que viram as pessoas que foram visitadas pelo Espírito pensavam que elas estavam bêbadas... e eram apenas nove horas da manhã...
Portanto, não estavam no que se poderia considerar um culto com “decência e ordem”, mas sim, uma reunião em que as pessoas deveriam estar com seu comportamento normal “levemente” alterado... como veremos a seguir.

Atos 1:8 ... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Perseveravam juntos!
Receberam JUNTOS!

Se não tivessem perseverado, não receberiam...
Isso é importante...
Muitos querem receber o Espírito em uma única oração meio sem nem mesmo crer...
Há que se querer, e buscar.
Este primeiro grupo, de discípulos, e outros cristãos sérios e sinceros perseveraram em oração até que recebessem o Espírito Santo:
Recomendo que você leia o texto todo, mas, destacando pontos principais, veja a seguir:

Atos 2:1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

12 Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer?

33 Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Atos 4:31 Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

O INFERNO TENTA CONFUNDIR E RIDICULARIZAR UMA MANIFESTAÇÃO DE DEUS POR QUE SABE QUE É DERROTADO PELO PODER DO ESPÍRITO EM NÓS.

E isso não é de hoje.
É desde sempre.
Satanás sempre quis imitar, roubar e se possível, ridicularizar o que vem de Deus.
Portanto, não se admire que ainda hoje, pessoas discutam manifestações de algo espiritual ridicularizando seus efeitos ou manifestações...
Principalmente os que nem mesmo conhecem o que estão criticando ou ridicularizando:

13 Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!

O Espírito Santo é dado por imposição de mãos, como sua forma principal

Atos 8:14 Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João; 15 os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo; 16 porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus. 17 Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.

Atos 19:1 Aconteceu que, estando Apolo em Corinto, Paulo, tendo passado pelas regiões mais altas, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, 2 perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo. 3 Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. 4 Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. 5 Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. 6 E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.

Entretanto, pode também cair sobre todos ou muitos que estejam reunidos em um lugar durante uma reunião em que haja pregação da Palavra ou oração.

Atos 10:44 Ainda Pedro falava estas coisas quando caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. 45 E os fiéis que eram da circuncisão, que vieram com Pedro, admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo; 46 pois os ouviam falando em línguas e engrandecendo a Deus.

Atos 2:1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; 2 de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. 3 E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Precisamos exercitar e desenvolver em todo o tempo!

Para Paulo, se você puder ler I Coríntios 14 atentamente, perceberá que, para ele, orar com o Espírito era orar em línguas, e orar, no nosso caso, em português, era orar com o entendimento.
A sua exortação foi de que deveríamos fazer ambas as coisas.
Orar nas duas formas.
Portanto, se você não ora em línguas, deveria buscar o Espírito Santo de uma maneira diferente da que tem feito até agora, por que esta é a vontade de Deus para sua vida...

I Coríntios 14:4 O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza edifica a igreja.

15 Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente. 16 E, se tu bendisseres apenas em espírito, como dirá o indouto o amém depois da tua ação de graças? Visto que não entende o que dizes; 17 porque tu, de fato, dás bem as graças, mas o outro não é edificado.

Judas reforça este ensino de Paulo, ao ensinar que edificar a fé passa por orar no Espírito Santo, ou seja, orar em línguas:

Judas 20 Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo.

Paulo se refere à intercessão do Espírito Santo como, até mesmo, gemidos inexprimíveis:

Romanos 8: 26 Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos. 28 Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

E completa que devemos encher-nos do Espírito, depois que já o temos, falando com salmos, hinos e cânticos espirituais que, conforme ele mesmo ensinou em I Coríntios 14, são cânticos em línguas, que devem ocorrer simultaneamente com cânticos pelo entendimento!

Efésios 5:18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito,
19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,

Concluindo, Paulo diz ainda que podemos orar em mais de uma língua.

NA VERDADE, DEVEMOS FALAR EM LÍNGUAS

I Coríntios 14:18 Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.

Bem meu querido...
Por mais de 30 anos de minha vida, eu não cria que esta experiência do Espírito Santo era para nossos dias.
Na verdade, pregava contra esta verdade bíblica.
Respeito, e muito, meus irmãos que não crêem como eu.
Mas... se você está vivendo um momento de dúvidas com respeito a este ensino, e procurando a verdade, espero que este texto possa ser bênção em sua vida.
Na verdade, fui mesmo compelido pelo Espírito Santo a tratar deste tema no BLOG.
Se quiser perguntar e saber mais, mande um email para mim.
Se você não concorda comigo, ou acha até mesmo que estou sendo herege, amém...
Fique na paz.
Respeito sua posição, e exorto a que continue servindo a Jesus de todo o coração.
Segundo a forma que você crê, comparando as escrituras com as escrituras...
E vivendo sua própria experiência com Deus, pela Palavra, e pelo Espírito.
Mas se você quer mais, conte comigo!
Pode entrar em contato.
Mas voltando...
Se estamos mesmo em Jesus, vamos juntos.
Podemos crer na predestinação ou no livre arbítrio.
Desde que a salvação seja no poderoso Nome de Jesus.
Podemos batizar por imersão ou por aspersão.
Desde que represente nossa morte e ressurreição com Ele.
Podemos crer no batismo no Espírito Santo para hoje, ou não mais...
Desde que preguemos o evangelho.
Podemos ainda, no contexto deste BLOG, crer que o arrebatamento é antes, no meio ou no fim da Grande Tribulação.
Desde que sejamos achados dignos de escapar de todas as coisas que virão...
O que não podemos é deixar de falar de Jesus.
Nem de aguardar Sua vinda, fazendo o melhor que podemos.
Vivendo o melhor que podemos...
E nem de observar os sinais!

SHALOM!

Haroldo Maranhão

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

LÓ OU BENAIA?


Cada um de nós escolhe seu caminho de vida.
Alguns começam bem, mas acabam mal.
Outros, começam mal, mas acabem bem.
A visão faz toda a diferença quanto ao rumo da vida de uma pessoa.
Seus pensamentos predominantes podem levar a serem inspirados por pessoas de sucesso, ou, se sua visão é pequena, mesmo em um ambiente estimulante podem naufragar.
Aponto aqui, dois personagens bíblicos.
Com trajetórias que, creio, vão inspirar sua vida.
Ló, e Benaia...

Ló era membro de uma família rica e influente.
Ló teve contato com a unção de Abraão.
Seu nome significa “véu ou cobertura”
Não conseguia ver...

Gênesis 11:31 Tomou Terá a Abrão, seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai, sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; foram até Harã, onde ficaram.

Ló teve contato com o chamado de Abraão:

Gênesis 12: 1 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. 2 E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção. 3 E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Gênesis 12:4 Partiu, pois, Abrão, como lho ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

Ló era tão rico como Abraão:

Gênesis 12:5 Levou Abrão consigo a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as pessoas que lhes acresceram em Harã. Partiram para a terra de Canaã; e lá chegaram. Gênesis 13:5 Ló, que ia com Abrão, também tinha rebanhos, gado e tendas. 6 E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos, porque a sua fazenda era muita; de maneira que não podiam habitar juntos. Gênesis 13:7 Houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló. Nesse tempo os cananeus e os ferezeus habitavam essa terra. Gênesis 13:8 Disse Abrão a Ló: Não haja contenda entre mim e ti e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos parentes chegados.

Ló tinha a idéia de ser pequeno (Zoar significa pequeno).
Essa era sua visão:

Gênesis 13:10 Levantou Ló os olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o SENHOR destruído Sodoma e Gomorra), como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, como quem vai para Zoar. 11 Então, Ló escolheu para si toda a campina do Jordão e partiu para o Oriente; separaram-se um do outro.

CONSEQUÊNCIAS:

Ló foi se enganando pelo caminho, com companhias erradas. Se envolveu em confusões.
Estava no lugar errado, na hora errada.

Gênesis 13:12 Habitou Abrão na terra de Canaã; e Ló, nas cidades da campina e ia armando as suas tendas até Sodoma.
Gênesis 14: 11 E tomaram toda a fazenda de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento e foram-se. 12 Também tomaram a Ló, que habitava em Sodoma, filho do irmão de Abrão, e a sua fazenda e foram-se.
Gênesis 14:16 Trouxe de novo todos os bens, e também a Ló, seu sobrinho, os bens dele, e ainda as mulheres, e o povo.  (Aqui, vemos que embora Ló tenha perdido tudo o que tinha, pela Graça de Deus teve restituição de tudo... desta vez).

Ló foi protegido da destruição de Sodoma e Gomorra por ser justo. Mas perdeu tudo:

II Pedro 2:7 e livrou o justo Ló, afligido pelo procedimento libertino daqueles insubordinados.
Gênesis 19:1 Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. Gênesis 19:12  Então, disseram os homens a Ló: Tens aqui alguém mais dos teus? Genro, e teus filhos, e tuas filhas, todos quantos tens na cidade, faze-os sair deste lugar; Gênesis 19: 19 Eis que, agora, o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas não posso escapar no monte, pois que tenho medo que me apanhe este mal, e eu morra. 20 Eis, agora, aquela cidade está perto, para fugir para lá, e é pequena; ora, para ali me escaparei (não é pequena?), para que minha alma viva.
Gênesis 19:23  Saía o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.

Ló finalmente chegou onde queria. Zoar.
Pequeno.
Embora fosse justo, sua visão era equivocada.

1. Ló perdeu tudo. Mulher e bens.

Gênesis 19:26  E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.
Gênesis 19:29  Ao tempo que destruía as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão e tirou a Ló do meio das ruínas, quando subverteu as cidades em que Ló habitara.

2. Ló acabou em Zoar - Pequeno

Gênesis 19:30  Subiu Ló de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer em Zoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas.

3. Na verdade, foi parar em uma caverna, sem herdeiros abençoados.

Gênesis 19:36  E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai.



O Contraponto – A VIDA DE BENAIA


Benaia era filho de um sacerdote. Era pastor de ovelhas.
Benaia teve contato com a unção de Davi.
Seu nome significa Jeová tem edificado; construído.

I Crônicas 11:22 Benaia, filho de Joiada, era um corajoso soldado de Cabzeel, e realizou grandes feitos. Matou dois dos melhores guerreiros de Moabe e, num dia de neve, desceu ao fundo de uma cova e matou um leão. 23 Também matou um egípcio de dois metros e vinte e cinco centímetros de altura. Embora o egípcio tivesse na mão uma lança parecida com uma lançadeira de tecelão, Benaia o enfrentou com um cajado. Arrancou a lança da mão do egípcio e com ela o matou. 24 Esses foram os grandes feitos de Benaia, filho de Joiada, que também foi famoso como os três principais guerreiros de Davi.  (Jaboseão, Eleazar e Abisai).25 Foi mais honrado do que qualquer dos Trinta, mas nunca igualou-se aos três. E Davi lhe deu o comando da sua guarda pessoal.

Benaia teve contato com a unção de Davi e seu chamado!
Todo Israel ouviu falar do que Davi tinha feito.
Benaia se inspirou em seus feitos, e se viu realizando os mesmos feitos.
Buscou aproximação com Davi e seus valentes, e por sua biografia, foi aceito e elevado para junto de Davi.

ESTA FOI A SUA VISÃO!

Provérbios 22:29: Você já observou um homem habilidoso em seu trabalho? Será promovido ao serviço real; não trabalhará para gente obscura.

Benaia foi levado a relacionamentos certos. Cresceu.

I Reis 1:32 O rei Davi ordenou: “Chamem o sacerdote Zadoque, o profeta Natã e Benaia, filho de Joiada”. Quando eles chegaram à presença do rei, 33 ele os instruiu: “Levem os conselheiros do seu senhor com vocês, ponham o meu filho Salomão sobre a minha mula e levem-no a Giom. 34 Ali o sacerdote Zadoque e o profeta Natã o ungirão rei sobre Israel. Nesse momento toquem a trombeta e gritem: Viva o rei Salomão! 35 Depois acompanhem-no, e ele virá assentar-se no meu trono e reinará em meu lugar. Eu o designei para governar Israel e Judá”. 36 Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei: “Assim se fará! Que o SENHOR, o Deus do rei, meu senhor, o confirme. 37 Assim como o SENHOR esteve com o rei, meu senhor, também esteja ele com Salomão para que ele tenha um reinado ainda mais glorioso que o reinado de meu senhor, o rei Davi!”
I Crônicas 18:17 Benaia, filho de Joiada, comandava os queretitas e os peletitas; e os filhos do rei Davi eram seus principais oficiais.
I Crônicas 27:5 O terceiro comandante do exército, para o terceiro mês, foi Benaia, filho do sacerdote Joiada. Ele era chefe do batalhão da sua divisão de 24.000 homens. 6 Esse Benaia foi guerreiro, chefe dos Trinta. Seu filho Amizabade estava encarregado da sua divisão. (Filho adotivo de Benaia, pois seu nome significa o meu povo deu, ou o parente doou).

Benaia foi levado a se tornar peça importante na história de Israel, na sucessão de Davi, e no início do reinado de Salomão.
Caminho certo. Cada vez mais autoridade.
Eliminou a manipulação contrária ao Reino de Salomão

I Reis 2:25 E o rei Salomão deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este feriu e matou Adonias. (Adonias manipulou Bate Seba).

Tirou a culpa do sangue inocente da Família de Salomão.

I Reis 2:30 Então Benaia entrou na Tenda do SENHOR e disse a Joabe: “O rei lhe ordena que saia”. “Não”, respondeu ele, “Vou morrer aqui.” Benaia relatou ao rei a resposta de Joabe. 31 Então o rei ordenou a Benaia: “Faça o que ele diz. Mate-o e sepulte-o, e assim você retirará de mim e da minha família a culpa do sangue inocente que Joabe derramou”. 32 O SENHOR fará recair sobre a cabeça dele o sangue que derramou: ele atacou dois homens mais justos e melhores do que ele, sem o conhecimento de meu pai Davi, e os matou à espada. Os dois homens eram Abner, filho de Ner, comandante do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, comandante do exército de Judá. 33 Que o sangue deles recaia sobre a cabeça de Joabe e sobre a dos seus descendentes para sempre. “Mas que a paz do SENHOR esteja para sempre sobre Davi, sobre os seus descendentes, sobre a sua dinastia e sobre o seu trono”. 34 Então Benaia, filho de Joiada, atacou Joabe e o matou, e ele foi sepultado em sua casa no campo. 35 No lugar dele o rei nomeou Benaia, filho de Joiada, para o comando do exército, e o sacerdote Zadoque no lugar de Abiatar. 44 E acrescentou: No seu coração você sabe quanto você prejudicou o meu pai Davi. Agora o SENHOR faz recair sua maldade sobre a sua cabeça. 45 Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será estabelecido perante o SENHOR para sempre.

Ajudou a estabelecer o Reino

I Reis 2:46 Então o rei deu ordem a Benaia, filho de Joiada, e este atacou Simei e o matou. Assim o reino ficou bem estabelecido nas mãos de Salomão.
I Reis1:1 E assim o rei Salomão tornou-se rei sobre todo o Israel.  2 Estes foram os seus principais assessores: Azarias, filho de Zadoque: o sacerdote; 3 Eliorefe e Aías, filhos de Sisa: secretários; Josafá, filho de Ailude: arquivista real; 4 Benaia, filho de Joiada: comandante do exército; Zadoque e Abiatar: sacerdotes;

Benaia se transformou em comandante do Exército de Salomão.
Alcançou um lugar de Glória e Honra.
Responsável pela implantação e confirmação do Reino!

Entendeu meu ponto hoje?
Pergunto...
Você está escondido hoje?
Se você for um Benaia pode ser uma grande bênção nas mãos de Deus e fazer história...
Pode ser que seus feitos ainda são desconhecidos de muitos, mas Deus o conhece, e pode fazer com que você seja uma grande inspiração na vida de muitos...
Não seja como Ló.
Não queira ser pequeno.
Não perca o que tem.
Não acabe sua vida mal.
Para onde você quer ir com a sua vida?
Sua visão afeta suas decisões, que estabelecem seu caminho.
Levante-se para fazer a diferença, hoje!

Deus o abençoe,

Haroldo Maranhão

terça-feira, 8 de novembro de 2011

A ORAÇÃO E O JUÍZ INÍQUO


Você ora?
Mas ora mesmo, ou, muitas vezes, desiste no meio do caminho?
Se você desiste no meio do caminho, faz por que desanimou na espera do que você cria que iria acontecer?
Ou nem cria mesmo que algo iria acontecer?
Ou que sua oração estivesse de acordo com a Palavra de Deus?
Veja o texto abaixo:

Lucas 18: 1 Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer: 2 Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava homem algum. 3 Havia também, naquela mesma cidade, uma viúva que vinha ter com ele, dizendo: Julga a minha causa contra o meu adversário. 4 Ele, por algum tempo, não a quis atender; mas, depois, disse consigo: Bem que eu não temo a Deus, nem respeito a homem algum; 5 todavia, como esta viúva me importuna, julgarei a sua causa, para não suceder que, por fim, venha a molestar-me. 6 Então, disse o Senhor: Considerai no que diz este juiz iníquo. 7 Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los? 8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do Homem, achará, porventura, fé na terra?

Jesus disse sobre o DEVER!
Orar sempre e nunca esmorecer é um dever daqueles que esperam nEle!
Mas muitos perguntariam: mas Haroldo, e os meus DIREITOS?
Este evangelho estranho que muitos têm pregado, de que podemos EXIGIR coisas de Deus não é bíblico.
A Ele nós nos dirigimos como Pai, mas também como Senhor... 
Ou seja, o que manda.
O que reina!
E, se Ele diz que temos o Dever de orar, SEM ESMORECER, significa, por si só, que, em determinadas situações, a resposta pode demorar.
E que, quando isso acontecer, nada está errado.
Nem conosco, nem com a nossa oração, e muito menos com Ele.
Ele apenas deseja ver o nosso coração.
Não para que Ele saiba o que está no nosso coração, mas, na verdade, para mostrar para nós mesmos...
Por que muitas vezes, não sabemos muito bem o que acontece em nosso interior...
Mas pense um pouco... você não achou estranho encontar Deus se comparando com um JUIZ INIQUO?
Bem, embora muitos achem Deus injusto, muitas vezes, nem sempre falam isso para alguém...
Não falam, mas pensam...
Lá no fundinho do coração.
Mas, claro, nunca você nem eu tivemos estes pensamentos...
Mas veja, o que Ele disse é que se um juíz iníquo faz justiça, muito mais Ele, o Reto Juíz!
E perceba também que, quando Deus se comparou com este juiz, ele o fez com o desejo de dizer que Ele fará justiça aos seus escolhidos...
Quais?
OS QUE A ELE CLAMAM DIA E NOITE, EMBORA PAREÇA DEMORADO EM DEFENDÊ-LOS
A grande questão deste texto vem na pergunta de Jesus:

Quando Ele voltar, achará fé na terra?

ISTO DIZ RESPEITO A NÓS!
Você e eu, por que estamos praticamente às portas da Sua vinda...
Ele nos avisou que seria assim...
Você está firme na fé?
Crê que "Deus existe e que é galardoador dos que o buscam?"

Medite nestes textos:

Mateus 24: 12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.

II Tim 3:1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão … mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, 5 tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.

Que você mantenha seu coração aquecido.
Seu amor como no começo..
Que suas orações não sejam para saciar seus próprios prazeres...
Mas que sejam para cumprir a vontade de Deus em sua vida.

Deus abençoe!

Haroldo Maranhão

sábado, 5 de novembro de 2011

DALTONISMO ESPIRITUAL


Eu sou daltônico...
Ainda quando criança, descobri que eu vejo o mundo com outros olhos...
Mas tenha certeza que meu mundo é colorido!
Apenas vejo as cores com uma matiz diferente da sua...
Ao longo de minha vida confesso que, muitas vezes, me senti como um bicho no zoológico quando as pessoas chegam para mim e perguntam...
Você vê o mundo como?
Que cor é isso?
Que cor é aquilo?
Que cor eu sou?
Me senti quase que uma atração turística em muitos momentos.
Pensando sobre isso e refletindo sobre verdades espirituais percebi que, comparando, muitas pessoas podem ter uma visão do mundo espiritual de uma diferente da realidade, ou da verdade, e nem mesmo percebem.
Como seria o caso de um daltônico se não tivesse as demais pessoas para mostrar que, embora creia que vê as cores corretamente, está enganado.
Assim, desejo hoje propor uma reflexão baseada no daltonismo e espiritualidade.
Bem, mas vamos aos fatos.
O daltônico não vê diferença entre verde e vermelho predominantemente, embora existam daltônicos com dificuldades entre outras cores...
Semelhantemente, o perdido, o pecador, o que está no desvio espiritual, não vê diferenças entre luz e trevas.
E, portanto, tem sua visão espiritual prejudicada.
Não discerne o mundo espiritual.
E pior, aquele que está enganado, não enxerga a verdade sobre si próprio.
Da mesma maneira que o daltônico não percebe que enxerga diferente das outras pessoas.
Posso dizer, portanto, que comparando, o “daltônico” espiritual, segundo a Bíblia, tem dificuldades em discernir, pelo menos, a diferença entre as seguintes coisas:
Entre limpo e imundo.
Entre puro e impuro.
Entre justo e ímpio.
Entre luz e trevas.
Entre dia e noite.
Entre servir a Deus e ao maligno.
Entre o santo e o profano.
Mas deixe-me mostrar isso na Bíblia.
Vamos ver os textos que suportam o que estou dizendo:

1. Diferença entre limpos e imundos:

Levíticos 20:25 Fareis, pois, diferença entre os animais limpos e os imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e não fareis abomináveis as vossas almas por causa de animais, ou de aves, ou de qualquer coisa de tudo de que está cheia a terra, as quais coisas apartei de vós como imundas.
João 13:10 Respondeu-lhe Jesus: Aquele que se banhou não necessita de lavar senão os pés, pois no mais está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos.

2. Diferença entre puros e impuros:

Ezequiel 22:26 Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam  as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem ensinam a discernir entre o impuro e o puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.

3. Diferença entre justos e ímpios:

Malaquias 3:18 Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que o não serve.

4. Diferença entre luz e trevas:

Gênesis 1:4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.
II Coríntios 6:14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

5. Diferença entre dia e noite:

Gênesis 1:14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
I Timóteo 5:5 ... porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas;

6. Diferença entre servir a Deus e ao maligno:

II Crônicas 12:8 Todavia eles lhe serão servos, para que conheçam a diferença entre a minha servidão e a servidão dos reinos da terra.
I Coríntios 7:22 Pois aquele que foi chamado no Senhor, mesmo sendo escravo, é um liberto do Senhor; e assim também o que foi chamado sendo livre, servo é de Cristo.

7. Diferença entre o santo e o profano:

Levíticos 10:9 Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações 10 não somente para fazer separação entre o santo e o profano, e entre o imundo e o limpo, 11 mas também para ensinar aos filhos de Israel todos os estatutos que o Senhor lhes tem dado por intermédio de Moisés.
Romanos 1:7 ... a todos os que estais em Roma, amados de Deus, chamados para serdes santos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Talvez sua visão espiritual esteja lutando contra o daltonismo...
Espero que você possa, a partir de hoje, e sempre, ver tudo com clareza!
Ver as cores como são...
Enxergar o que Deus espera que você veja...

Hoje!

Deus abençoe,

Haroldo Maranhão