segunda-feira, 4 de abril de 2011

NO PRINCÍPIO, ADÃO FALAVA...


No princípio, Adão falava.
Podemos vê-lo exercendo autoridade sobre a criação, chamado por Deus para isso
Gênesis 2:20 Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea.
Podemos ver ainda, Adão como um profeta e sacerdote, exercendo autoridade com sua esposa.
Gênesis 2:23 E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Por isso deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.
Eva estava no princípio com seu marido, e foi abençoada junto com ele:
Gênesis 1:27 Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 28 E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.
Seu papel, planejado por Deus, era que lhe fosse correspondente.
Companheira.
Auxiliadora.
Genesis 2:18 Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.
A queda nos mostra algo que acontece até hoje.
Adão estava com Eva durante a tentação.
Gênesis 3:6 Vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, que estava com ela, e ele comeu.
Adão deixou sua mulher só.
Na verdade, não apenas durante a tentação, mas também, depois da tentação.
Pela vida...
Gênesis 3: 12 Então, disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. 13 E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isso? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi.
Por conta da entrada do pecado no mundo, Adão foi desprovido de sua posição:
Gênesis 3:8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi. 11 Perguntou-lhe Deus: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te ordenei que não comesses?
12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.
Depois disso, Adão não mais falou.
Gênesis 4:1 Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. 2 Depois deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador.
25 Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, Deus me concedeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou.
E o pior é que depois da entrada do pecado no mundo, o Nome do Senhor não mais foi invocada.
Por mais de 100 anos.
Gênesis 5:1 Este é o livro da genealogia de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez; 2 homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. 3 Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. 4 Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu. 6 Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos.
Gênesis 4: 26 A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.
Enos significa o homem em sua debilidade.
Mortal.
Gênesis 5:21 Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.
Enoque teve uma vida normal.
Sexual inclusive, como já tratamos aqui no blog.
Mas conseguiu ir além, e torná-la SOBRENATURAL.
Ele agradou tanto a Deus, que foi arrebatado.
Não viu a morte!
E foi um profeta do Senhor, como vimos no livro de Judas.
Ele foi um homem que reinou em vida.
Uma restauração do papel masculino?
Mas pela entrada do pecado, pela omissão de Adão, entrou também a morte.
Caim matou Abel.
E vemos surgir pessoas que torcem a Palavra do Senhor para praticar a maldade.
Após o primeiro assassinato, as portas foram abertas:
Gênesis 4:15 O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. 16 Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. 17 E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. 18 A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael, a Metusael, e Metusael, a Lameque. 19 Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá. 20 Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. 21 O nome de seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. 22 Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá. 23 E disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. 24 Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.
Mas também encontramos um bom Lameque!
Um profeta do Senhor!
Gênesis 5: 28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; 29 pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou.
Este Lameque voltou para a sua posição de profeta, e invocou ao Senhor.
Profetizou quem seu filho seria.
Profetizou o que seu filho faria.
De sua posição de Profeta permitiu que o Senhor levantasse a Noé.
Mas mesmo assim, a identidade do homem se perdeu.
Definitivamente.
Há sempre uma luta para eastabelecer o que Deus quer que o homem seja.
Ou ele se torna omisso e silencioso, em diversas situações.
Uma autoridade maligna, muitas vezes até violento.
Ou um profeta do Senhor, mesmo que sempre incompleto pelo pecado em sua vida...
Uma no cravo, outra na ferradura.
Sempre lutando para escolher sua posição predominante.
Uma luta para voltar ao papel original dado por Deus.
Perdida pelo pecado do primeiro Adão...
Que só é possível de ser reencontrada em Jesus, o último Adão...
E aqui pergunto a nós homens...
Qual é nossa escolha quanto ao nosso papel aqui?
Qual é a nossa decisão?

Haroldo Maranhão